Moody’s dá rating de 8º nível de lixo às obrigações da Caixa

A agência de notação financeira classificou os títulos de dívida perpétua da CGD com um rating três níveis abaixo do atribuído ao banco público para reflectir o risco superior destes instrumentos.
CGD Caixa Geral de Depósitos
Tiago Sousa Dias/Correio da Manhã
Carla Pedro 12 de Abril de 2017 às 18:00

A Moody’s atribuiu um rating de "Caa2" à emissão de dívida perpétua da Caixa Geral de Depósitos, numa notação que se encontra no oitavo nível de lixo e três níveis abaixo da notação atribuída ao perfil de crédito individual do banco [Baseline Credit Assessment], que é de "B2".

PUB

 

Numa nota publicada esta quarta-feira, 12 de Abril, a Moody’s refere que este diferencial de três níveis face ao rating da Caixa Geral de Depósitos reflecte a prática de atribuir um desconto desta magnitude aos títulos híbridos, como é o caso destes que foram emitidos pelo banco do Estado.

PUB

 

Esse diferencial de três níveis distribui-se da seguinte forma: um nível abaixo para reflectir o elevado grau de perda em caso de incumprimento (Loss Given Failure – LGF); e mais dois níveis abaixo para reflectir o risco mais elevado de reembolso associado à possibilidade de accionar o mecanismo (não cumulativo) de não pagamento de cupão.

 

PUB

No passado dia 17 de Março, também a Fitch classificou estes títulos três níveis abaixo do rating atribuído ao banco. A agência atribuiu um rating de "B-" à emissão de dívida perpétua da Caixa Geral de Depósitos, numa notação que se encontra no sexto nível de "lixo" e três níveis abaixo do atribuído ao banco ("BB-").

Saber mais sobre...
Saber mais Moody’s Caixa Geral de Depósitos
Pub
Pub
Pub