BPI emite 450 milhões em dívida sénior subscrita pelo CaixaBank
Objetivo da emissão é reforçar requisitos de capital. Obrigações têm maturidade em 2029 e uma taxa de cupão variável indexada à Euribor a seis meses acrescida de um spread de 0,70%.
O BPI emitiu dívida sénior não preferencial, no valor de 450 milhões de euros, que será integralmente subscrita pelo seu acionista único, o CaixaBank, anunciou o banco português esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
As obrigações têm vencimento em novembro de 2029 e reembolso opcional em novembro de 2028, e terão uma taxa de cupão variável indexada à Euribor 6 meses acrescida de um spread de 0,70%, refere o comunicado.
“A emissão tem por objetivo o reforço dos passivos elegíveis para MREL (Minimum Requirement for Own Funds and Eligible Liabilities)", lê-se no texto.
"No final de setembro de 2025 o BPI tinha um rácio MREL em percentagem dos RWA (Risk Weighted Assets) de 27,3% e cumpria com o requisito de MREL em vigor desde 1 de janeiro de 2025, de 25,23%. Após a emissão acima referida, o rácio MREL proforma em setembro de 2025 ascende a 29,5%”, refere o comunicado.
A liquidação da emissão está prevista para 27 de novembro de 2025, termina o comunicado.
Mais lidas