Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch afirma 'rating' BBB de Portugal com perspetiva estável

Com as medidas de apoio relacionadas com a pandemia a serem gradualmente retiradas, o chumbo do orçamento não deve colocar riscos significativos no curto prazo aos objetivos orçamentais

Em véspera da apresentação e discussão do Orçamento do Estado para 2022, a Moody’s poderá preferir não se pronunciar sobre a dívida de Portugal.
Pedro Catarino
Lusa 12 de Novembro de 2021 às 22:43
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
A agência de 'rating' Fitch afirmou hoje a classificação de Portugal como BBB, nível de investimento, com perspetiva estável, descartando riscos no curto prazo relacionados com o 'chumbo' do Orçamento do Estado, mas admitindo "incerteza" para lá de 2022.

"Com as medidas de apoio relacionadas com a pandemia a serem gradualmente retiradas, o chumbo do orçamento não deve colocar riscos significativos no curto prazo aos objetivos orçamentais. No entanto, as eleições criam um grau de incerteza acerca da direção da política orçamental para lá de 2022", pode ler-se na nota hoje divulgada pela Fitch.

A agência norte-americana refere que o 'rating' BBB de Portugal é resultado do equilíbrio entre "as suas forças institucionais, os fortes indicadores de governança e rendimento 'per capita' superior aos pares da categoria BBB" e "a alta dívida pública e fracas finanças externas".
Ver comentários
Saber mais Fitch Portugal mercado de dívida
Outras Notícias