Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP quer emitir dívida de médio-longo prazo no Outono

O instituto que gere a dívida pública quer regressar aos mercados, com uma emissão de dívida de médio-longo prazo já no Outono, segundo o “Diário Económico”.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 02 de Agosto de 2013 às 08:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O IGCP está confiante de que, apesar da crise política que afectou as expectativas de um regresso ao mercado de dívida, será possível emitir dívida ainda este ano. O “timing” será após Portugal passar no próximo exame da troika ao programa de ajustamento português.

 

A agência de gestão de dívida quer aproveitar para emitir dívida assim que o mercado o permitir, não porque o Estado precise de fundos para se financiar, mas para ir preparando o pós-troika.

 

Nos primeiros cinco meses do ano Portugal realizou duas operações de emissão de dívida e longo prazo, uma em Janeiro e a seguinte em Maio, tendo conseguido financiar-se em 5,5 mil milhões de euros. Contudo, estas emissões custaram ao Estado 8,3 milhões de euros em comissões pagas à banca, de acordo com as respostas de João Moreira Rato, o presidente do IGCP, a umas questões colocadas pelo deputado Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, a que o Negócios teve acesso.

Ver comentários
Saber mais Moreira Rato IGCP dívida emissão de dívida financiamento
Outras Notícias