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Adalberto Estampados vende tecidos em 40 países

A Adalberto Estampados é líder europeia na arte de estampar tecidos. A empresa vende, por ano, mais de 10 mil quilómetros de tecidos de moda e têxteis do lar. O equipamento de estamparia digital é o mais avançado do mundo.

12 de Abril de 2017 às 07:00

O mercado português não tem dimensão para absorver a capacidade produtiva. A maioria das vendas realizam-se no mercado europeu. Os principais mercados são Espanha, França, Inglaterra e Alemanha. Os produtos destinam-se a dois segmentos: moda e vestuário e têxteis lar. A principal actividade da empresa está na fase final da cadeia de valor da indústria têxtil.

A Adalberto Estampados acrescenta estampados, cor, toque e suavidade aos tecidos. Mais de 90% das matérias-primas são fibras naturais, sendo a principal o algodão, mas também trabalham com linho, seda, lã e fibras sintéticas como poliéster e poliamida para artigos de banho e desporto.

O design têxtil é o factor crítico de sucesso. Cerca de 70% dos estampados são criados em parceria com os clientes e a restante fatia resulta de criação própria. A empresa conta com uma equipa de 15 criativos que trabalham mais de 800 matérias-primas diferentes e mais de cinco mil desenhos por ano. O nível de exigência da capacidade criativa é muito superior à maioria das indústrias.

A criação deixou de ter limites com o recente investimento na máquina de estamparia digital mais avançada do mundo. Ao contrário da tecnologia convencional, o número de cores é ilimitado, a qualidade de resolução dos desenhos duplicou e a velocidade de impressão é 10 vezes superior à convencional. Uma aposta na inovação reconhecida por grandes marcas internacionais como a Prada, Max Mara, Alexander McQueen e Massimo Dutti na moda e vestuário e Tory Burch e Pili Carrera na área de têxteis lar.

No mercado ibérico a empresa vende a marca própria ‘Gamanatura’ de textêis lar produzidos com fibras naturais 100% algodão. Nos próximos anos, o objectivo é vender os produtos ‘Gamanatura’ no resto do mundo. A Adalberto Estampados exporta 90% das vendas para 40 países. 

Qual as vantagens da estamparia digital?

Por um lado, a capacidade de criação ilimitada e a qualidade de resolução dos estampados. Por outro lado, o aumento da produtividade resulta numa redução considerável do custo uma vez que a velocidade de impressão é 10 vezes superior. 

Qual o impacto na capacidade resposta?

O aumento da produtividade permitiu dar resposta ao actual ritmo de lançamento de novas peças de vestuário. As marcas de retalho de vestuário pretendem eliminar a sazonalidade típica da indústria têxtil multiplicando o número de pré-colecções. 

Quais os acabamentos funcionais?

Acrescentamos vários tipos de acabamentos que tornam os tecidos mais macios e mais agradáveis, assim como, outras tecnologias anti-uv e antibacterianas e o tratamento ‘easycare’ que dispensa passar as peças a ferro.

Quais as licenças na área de têxteis lar para criança?

A Adalberto produz e distribui os produtos da Disney no mercado ibérico em exclusivo. Os desenhos incluem o ‘Mickey’ e a ‘Minnie’, as Princesas ‘Frozen’, a saga ‘Star Wars’, entre outros. A equipa de design da Adalberto cria e desenvolve os desenhos em colaboração com os estúdios da Disney.

Nome e fundação: Adalberto Estampados, 1970

Localização: Santo Tirso

Produto: Tecidos e Malhas

Vendas (2016): 26 milhões de euros

N.º de trabalhadores: 350

Exportação: 90% das vendas

Principais mercados: Espanha, França e Alemanha

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