Seguros 2018 COSEC dá resposta eficaz às necessidades das empresas exportadoras

COSEC dá resposta eficaz às necessidades das empresas exportadoras

Empresa congratula-se com a satisfação de quem representa. Seguradora é líder em Portugal nos ramos de crédito e de caução. Sucesso está assente na inovação, no apoio à internacionalização das empresas, nas soluções apresentadas e nas próprias ligações.
COSEC dá resposta eficaz às necessidades das empresas exportadoras

Com início de actividade em 1969, a COSEC é a seguradora líder em Portugal nos ramos de crédito e de caução, com uma quota de 51% e 48%, respectivamente. Ao longo dos 49 anos de actividade, a COSEC tem consolidado a sua actividade em seguro de crédito e seguro de caução, reforçando a sua posição de liderança num ambiente extremamente competitivo. "Sentimos uma enorme satisfação por conseguir dar uma resposta eficaz às necessidades das empresas nossas clientes, como atestam os níveis de satisfação que vamos monitorizando e as elevadas taxas de retenção verificadas nos últimos anos", salienta a administração.

 

 

O mercado de seguro de crédito comercial, no seu conjunto, deverá cobrir vendas equivalentes a 20% do PIB nacional e a cerca de 21% das exportações, explica a administração da seguradora. Logo, é evidente a importância do seguro de crédito na contribuição para o aumento das vendas nos mercados externos, o que poderia não ser possível na ausência desta ferramenta de prospecção e garantia. O seguro de crédito abrange não só as vendas das empresas portuguesas nos mercados interno e externo, mas também "as vendas em países onde essas empresas estabelecem sucursais ou participadas desde que esses países tenham um risco aceitável para as companhias de seguro de crédito comerciais, apoiando-se assim a internacionalização das empresas".

 

 

Neste balanço da actividade de décadas da seguradora, é explicado que o sucesso da COSEC também se deve ao lançamento de "produtos e serviços inovadores", que diversificam as áreas de actuação e reforçam o portefólio de soluções ao mercado e optimizam os processos de negócio.

 

 

A COSEC possui várias soluções adaptadas às empresas portuguesas para apoiar o crescimento das exportações e da actividade no mercado doméstico. "Na nossa actividade por conta própria, no âmbito das apólices globais, temos soluções customizadas para diferentes necessidades e tipologias de empresas/negócios, destacando na cobertura das vendas para os mercados externos a ligação à Euler Hermes, accionista da COSEC e líder mundial de seguro de crédito, que nos permite monitorizar e estar presentes em mais de 50 países em todo o mundo", refere a administração da seguradora, adiantado que assim é assegurada informação sobre a situação financeira de milhões de empresas e uma actuação imediata, com comprovado conhecimento da realidade local a uma escala mundial.

 

 

No mercado interno, nota para a base de dados da seguradora no acompanhamento da carteira através de uma matriz de sensibilidade ao risco com base no "rating" das empresas, que monitoriza um universo de mais de 65 mil empresas nacionais. "Procuramos dotar os nossos segurados de um elevado grau de confiança nas decisões de gestão dos créditos da sua carteira de clientes, sendo que os produtos com garantia do Estado português são um complemento muito importante no apoio para expansão das empresas portuguesas em mercados ditos de risco político, que apresentam actualmente maiores taxas de crescimento e melhores oportunidades, mas também um maior risco", relembram os responsáveis da COSEC. É nesse âmbito que, através de linhas específicas com garantia do Estado, se apoia a cobertura de riscos políticos e comerciais ligados à exportação e ao investimento nestes mercados.

 

 

Seguros de crédito e de caução

 

 

Sobre o funcionamento dos seguros de crédito e de caução e quais os benefícios, a administração explica que o seguro de crédito "assume os riscos da concessão de crédito das empresas aos seus clientes". Em caso de insolvência ou mora do devedor, o seguro de crédito "cobre o não cumprimento dos créditos garantidos, em função dos prejuízos apurados e da percentagem do crédito seguro". Trata-se de um serviço abrangente que assegura informação de qualidade e actualizada da carteira de clientes em qualquer mercado, a análise e monitorização do risco das empresas e a recuperação dos créditos em mora. É um serviço eficiente, reduz prazos de recebimento e garante uma melhor política de protecção contra incobráveis.

 

 

O seguro de caução garante o bom cumprimento de obrigações contratuais assumidas por uma empresa perante o beneficiário da caução, sendo que "a grande maioria destas operações abrange as áreas das empreitadas e fornecimentos e cauções aduaneiras".


Carteira a crescer

As empresas portuguesas recorrem cada vez mais aos serviços da COSEC, que viu nos últimos três anos aumentar a sua carteira de clientes "em 27%" Os sectores que mais recorrem aos seguros da COSEC - com base nos dados de final de 2017 - são: agro-alimentar (20%), retalho (14%), construção (13%), têxtil (7%) e transporte (6%). O produto da COSEC mais procurado é o seguro de crédito, pois as empresas já perceberam as suas "vantagens e potencialidades" na diversificação dos "mercados de destino das exportações. Neste âmbito, um estudo da Euler Hermes, sobre o mercado das PME exportadoras a nível europeu, concluiu que as empresas com seguros de crédito à exportação "exportam em média para o dobro dos países do que as que não têm esse seguro", explica a administração. Refira-se que, em 2017, a COSEC segurou vendas de 17,2 M€, equivalente a 9% do PIB português.




Saber mais e Alertas
pub