Outros sites Cofina
Notícia

Leiria: taxa de exportação superior à média nacional

Com um volume total acima dos 800 milhões de euros, a taxa de exportação do concelho é de 14%, superior em três pontos percentuais à média do país.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Com mais de 5 mil empresas no concelho, que representam um volume de negócios conjunto de 4,8 mil milhões de euros, e mais de 37 mil postos de trabalho, Leiria é um município com uma atividade económica dinâmica. Com mais de 700 empresas a vender além-fronteiras, as suas exportações, segundo os dados da Informa DB para o ano de 2017, ascendem a 800 milhões, representando uma taxa de exportação de 14%, superior à média nacional, que se fica pelos 11%.

Só as dez maiores empresas por volume de negócios faturaram perto de mil milhões de euros e exportaram 200 milhões de euros. Lidera este "ranking", com um volume de negócios na ordem dos 150 milhões de euros, a Novadis, companhia de distribuição de bebidas do grupo Sociedade Central e Cervejas, seguida da Mibepa, empresa de importação e comércio de matérias primas para a indústria dos plásticos, com vendas de 145 milhões de euros, e da Racentro, produção de rações para animais do grupo Lusiaves, com 128,8 milhões de euros. Este grupo restrito ocupa cerca de 4 mil colaboradores, sendo o Centro Hospitalar de Leiria o maior empregador do concelho com mais de duas mil pessoas a trabalhar.

Já o "ranking" das 10 maiores exportadoras do concelho é liderado pela Roca, indústria de sanitários em cerâmica, que fatura 123 milhões de euros e exporta cerca de 103 milhões. Segue-se a Respol, companhia especializada no fabrico de materiais resinosos, com 64,8 milhões de vendas e a MD Moldes, que regista um volume de vendas de 40 milhões de euros.

No seu conjunto, as dez maiores exportadoras do município faturam 525 milhões de euros e, deste valor, 348 milhões de euros são realizados no exterior. São sobretudo empresas de indústrias transformadoras na área dos moldes e dos plásticos, como é o caso da MD Moldes, da Novares, da Dexprom, da Geco e da DRT. Empregam qualquer coisa como 2.900 funcionários, sendo a maior empregadora desta lista a empresa do grupo Nov, a sociedade Lena - Engenharia e Construções.

Nota: A elaboração do "ranking" resulta da metodologia de análise da Informa DB. A informação é baseada no balanço e demonstração de resultados individuais e respetivos anexos financeiros publicados e existentes na base de dados da empresa, excluindo-se o setor financeiro e a Administração Pública, assim como as entidades sem empregados e empresas "offshore". Foram excluídas as empresas que não publicaram ou disponibilizaram a informação necessária. São apenas consideradas as empresas que se encontram ativas.
Mais notícias