Outros sites Cofina
Notícia

Ex-libris de Gaia

O concelho de Vila Nova de Gaia possui 299.820 habitantes. Do total, 225.705 têm mais de 65 anos. A população entre os 15 e os 64 anos é de 32.756 pessoas.

Teresa Silveira | Paulo Duarte - fotografia 27 de Novembro de 2019 às 12:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Nacional 222
Metrobus é solução de futuro

Depois da pedonização da avenida Diogo Leite junto ao Douro "devolvendo espaço público às pessoas" (1,2 milhões de euros), Gaia lançou um concurso público (três milhões de euros) para a primeira linha metrobus em Portugal. Um "instrumento auspicioso" que vai servir a EN 222 (2,5 quilómetros), desde a Quinta da Seara à Avenida da República. A solução já existe em mais de duzentas cidades em todo o mundo e "não exige o brutal investimento do carril". Até "porque o país não vai poder expandir o metro a todo o sítio". Haverá viagens de 10 em 10 minutos, com veículos de dupla carruagem que custarão entre 650 e 700 mil euros cada e que terão capacidade para 150 pessoas. A solução é "24 vezes mais barata que o metro".


Gastronomia
Vinho do porto e broa de avintes

É na Região Demarcada do Douro que é produzido desde 1756, mas é nas caves em Gaia que o vinho do Porto é armazenado, comercializado e dado a provar a milhões de turistas de todo o mundo. E vai sempre bem. Pode ser bebido sozinho, como aperitivo (acompanha com azeitonas, pinhões, castanhas ou amêndoas torradas), ao almoço ou ao jantar ou, ainda, como digestivo (harmoniza muito bem com pudim, doce de ovos, gelado, chocolate ou queijo).
Gaia é também o berço da Broa de Avintes, cujas origens remontam ao século XVIII, quando a moagem de cereais era a principal atividade na freguesia. Tem formato cilíndrico e é fabricada com pão de mistura de farinha de milho branco e de centeio. Tem cor escura, é ligeiramente húmida, quase sem côdea e com um gosto específico. Hoje há apenas seis padarias certificadas a produzir.
Mais notícias