Outros sites Cofina
Notícia

Nemobile quer faturar 10 milhões em cinco anos

A inteligência artificial é o futuro, mas nem todas as empresas têm meios para aderir. Ciente disso, a SIDIS da Nemobile quer ser “o condutor inteligente” da sua empresa.

Teresa Silveira | Paulo Duarte - fotografia 27 de Novembro de 2019 às 14:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
De Caracas (Venezuela) para Gaia (Portugal). Javier Ramírez, engenheiro, 43 anos, era o diretor da Câmara Venezuelana de Comércio Eletrónico e geria várias empresas de tecnologia de informação naquele país da América Latina. Até que, empurrado pela crise do país, decidiu vir para Portugal e potenciar o negócio da Nemobile Applications e a internacionalização para a Europa a partir do nosso país.

No início deste ano, o CEO montou um plano de negócios e criou aquilo que diz ser "um projeto inovador" centrado no desenvolvimento de aplicações web e móveis baseadas em inteligência artificial. A empresa está, para já, instalada na Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica de Gaia (InovaGaia) e emprega quatro pessoas. Na Venezuela ainda mantém oito colaboradores, mas "a ideia é fechar a operação" no país de Nicolás Maduro e incorporar todos os profissionais aqui. São, ao todo, 12, sete venezuelanos, três italianos e um português. Estão "a tramitar" todo o processo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para que a vinda dos restantes colaboradores para Portugal seja possível.

A participação na quarta edição do Web Summit deu-nos o impulso final. Foi um abrir de portas total.

Em dezembro vão abrir um escritório em Valência para explorar o mercado espanhol. Serão criados quatro postos de trabalho. "Temos cerca de 100 pessoas interessadas em vender os nossos produtos em Espanha e estão todos baseados na região de Valência", revela Javier Ramírez. Daí a decisão de internacionalizar para o país vizinho a partir daquela cidade espanhola situada a algumas centenas de quilómetros de Madrid e Barcelona. "A primeira fase da nossa expansão na Europa é Portugal e Espanha; depois queremos explorar outros países, como França, Alemanha ou Itália, que são mercados muito importantes que estamos a analisar".

A participação, no início de novembro, na quarta edição da maior cimeira de tecnologia e empreendedorismo do mundo organizada em Lisboa por Paddy Cosgrave - o Web Summit - deu-lhes o impulso final. "Foi um abrir de portas total", assume o CEO da Nemobile, cujo negócio se desenvolve através de três produtos principais: a SIDIS (inteligência artificial para aplicação a qualquer negócio) baseada na pesquisa inteligente, análise e previsões; a Smart Real Estate, uma plataforma tecnológica criada para dar mobilidade a empresas ou empreendedores na área imobiliária com vista a impulsionar o negócio com o uso da tecnologia; a Smart Dealership, um CRM ("customer relationship management") para gestão de concessionários e através da qual já estão a iniciar negócio com a Volkswagen, Audi, Seat e Skoda.

O objetivo do CEO da Nemobile é ambicioso, mas "realista": "em cinco anos contratar 40 pessoas e atingir os 10 milhões ".

Tome nota

Nemobile vale incubação do norte 2020

O Norte 2020 apoiou a Nemobile com um vale incubação de 10 mil euros. "Foi muito importante. Permitiu-nos abrir portas de outros financiamentos".

SIDIS garante presença no Collision
O projeto de inteligência artificial aplicado à indústria concebido pela Nemobile foi um dos projetos selecionados pelo programa Startup Portugal. Por via disso, a empresa, através do produto SIDIS, foi convidada a representar Portugal no Collision, um dos maiores eventos de tecnologia na América do Norte.

Negócios em seis países
De Gaia para o mundo. A Nemobile ocupa um pequeno escritório da InovaGaia, mas desenvolve soluções para clientes em seis países (Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos da América, Colômbia e Venezuela). Está em Portugal desde março e, em menos de um ano, vai internacionalizar o negócio. Em dezembro, vai abrir o primeiro escritório fora de Portugal: (em Valência, Espanha).

Pesquisa inteligente,previsões e análise
A solução SIDIS da Nemobile - inteligência artificial para aplicação a qualquer negócio - é baseada na pesquisa rápida e inteligente, na previsão de elementos quantitativos e qualitativos da empresa ou de clientes seus e na análise, através da identificação e reconhecimento dos indicadores-chave, de desempenho.


Mais notícias