Outros sites Cofina
Notícia

Aplicações móveis: O "filme cego" que o leva a conhecer Portugal

Se gosta de conhecer a fundo os locais que visita, esteja atento à Ytravel app. Uma aplicação que lhe diz o que há de melhor e explica a história e as histórias de onde passa. A região do Minho será a privilegiada já em Dezembro.

André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 13 de Agosto de 2014 às 11:15
  • Partilhar artigo
  • ...

Paulo Sousa, Pedro Avelar e Marlene Ribeiro são os fundadores da start-up sediada na Startup Braga. O objectivo passa mesmo por constituir uma empresa, algo que estará para breve.

 

 

Se viajar é uma das suas preferências e Portugal um dos seus destinos favoritos, esteja atento. A Ytravel app promete revolucionar a forma como faz turismo, através de "uma espécie de filme cego, em que a imagem é preenchida pelos seus olhos". Quem o diz é Marlene Ribeiro, uma das responsáveis pelo projecto, que defende que esta aplicação será a melhor ferramenta para os turistas.


"Identificar com facilidade os pontos de interesse de uma cidade ou vila que vai visitar e conseguir uma perspectiva mais intimista do local". É com entusiasmo que Marlene Ribeiro aponta os objectivos da Ytravel app, aplicação que desenvolveu com Paulo Sousa e Pedro Avelar. Um projecto que começou com os serviços CityTalks e CityWalks, desenvolvidos em parceria com a autarquia de Vila Nova de Cerveira. "O primeiro consistia na colocação de placas referenciais em monumentos, às quais associámos um QR Code que permite aceder a mais informação em áudio", explica Marlene Ribeiro. Já o CityWalks é um audiopercurso realizado com um mp3 levantado no posto de turismo. "O turista coloca-se no ponto inicial e, a partir dali, é levado a dar a volta à vila", descreve.


Os dois serviços funcionavam, mas não eram suficientes. "Por isso, começámos a trabalhar numa aplicação que reunisse as duas funcionalidades", diz Marlene Ribeiro, surgindo então a Ytravel app. "Por um lado, a aplicação faz o levantamento dos pontos de interesse e, por outro, apresenta os audiopercursos subordinados a diferentes temas. Pode haver um generalista ou pode haver um temático, por exemplo, sobre a história do barroco de uma determinada cidade", esclarece.

 

 

Nome Ytravel app
Preço Grátis
Disponibilidade Windows Phone, iOS e Android (a partir de Dezembro)

 

A Ytravel app diz-lhe os pontos a visitar e conta-lhe as histórias dos mesmos. O áudio está na base da aplicação, que o irá guiar pelos locais por onde passa.

 


E o áudio é mesmo o ponto forte, defende Marlene Ribeiro. "A grande mais-valia da aplicação é o conteúdo - que é sobretudo áudio - e a forma como o trabalhamos", nota a responsável. Os produtos que venham a ser desenvolvidos com base na aplicação terão de passar pela equipa original. "Não nos vemos a vender os direitos da aplicação", diz peremptoriamente. E esclarece: "Não é só transformar a informação para que as pessoas a percebam. É preciso cativar, mostrando curiosidades, falando de histórias, mais do que da história. É a forma como escrevemos, como lemos e o som que pomos como base".


A aplicação estará disponível em Dezembro com uma versão gratuita para Windows Phone, iOS e Android. "Se haverá conteúdos 'premium' ou não, é algo que ainda não sabemos", diz Marlene Ribeiro. Quanto aos locais, a responsável não revela, mas adianta que a região do Minho será a privilegiada. Contudo, "pela maneira como foi concebida, a aplicação pode servir qualquer cidade ou vila", conclui. 

 

 

____________________________

 

Alternativas

 

 

Nome Oporto Insight
Preço Grátis
Disponibilidade iOS e Android


A aplicação mostra-lhe uma série de sítios e roteiros a seguir no Porto. Inclui as sugestões de personalidades e indica quatro guias que o levam a conhecer a cidade.

 

 

Nome Praia! - Costa Vicentina
Preço 3,59 euros
Disponibilidade iOS


O Praia! - Costa Vicentina agrega as mais de 100 praias e baías ao longo de toda a região. Com diversos mapas e imagens, a aplicação está disponível em quatro línguas.

 

 

Nome WalkMe | Levadas Madeira
Preço Grátis (Android) ou 2,69 euros (iOS)
Disponibilidade iOS e Android


Esta aplicação leva-o a conhecer as levadas da ilha da Madeira e permite ver os percursos em modo "offline".

 

 

Mais notícias