Promoção do crescimento, tecnologias críticas e internacionalização
A aposta numa estratégia de desenvolvimento económico exige que políticas públicas e ação das empresas compreendam as mudanças do ambiente económico, da evolução tecnológica e das tendências da procura, por forma a criar condições para melhorar a criação de valor e a sua distribuição.
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Nas teorias clássicas os mercados podem ser “reparados” quando falham em resultado das assimetrias de informação, por externalidades positivas (bens públicos como investigação básica, escolaridade ou saúde pública) ou negativas (impactos ambientais e societais), pelo que os governos são apenas chamados a intervir para suprir as “falhas de mercado”. Enquanto que nas teorias da “escolha pública” os atos dos agentes políticos devem ser observados como tendo (ou não) sido capturados por interesses privados, compadrio ou pela procura de rendimentos improdutivos (favorecimento concorrencial de incumbentes) ou má afetação de recursos (uso de apoios a empresas em dificuldades). Desvalorizar estas dimensões é incompreender elementos essenciais da política económica ou da eficácia transparente da ação pública.
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