Meritocracia
Em contrapartida, nas instituições portuguesas grassa a incompetência, o compadrio, o nepotismo e a corrupção. Evidentemente com muitas e honrosas exceções, mas naturalmente algumas andorinhas isoladas não fazem a primavera.
PUB
Ficou famoso o episódio do empresário português que, aproximando-se da idade da reforma, anunciou aos quatro ventos que a sua sucessão seria feita na base no mérito e não de qualquer outro fator. A imprensa exultou a sua atitude louvada e apontada como exemplo a tantos outros que não a seguem.
Depois de grande ponderação privada e de intensa polémica mediática nos meios de comunicação, o referido empreendedor anunciou "urbi et orbi" que a sua escolha recaía no melhor gestor que encontrara e este, pasme-se, era o seu filho mais velho!
PUB
No vasto mundo de sete mil milhões de pessoas, o mais qualificado gestor, o mais hábil estrategista, o mais carismático líder, o mais engenhoso negociador, coincidia com o seu filho! E quando se esperava do público uma gargalhada mordaz, ecoou em Portugal uma enorme salva de palmas das elites governantes.
PUB
Eis na sua forma mais acabada a meritocracia no nosso país. E, no entanto, ela é fundamental para o nosso desenvolvimento social e económico.
No campo do marketing, também a meritocracia é fundamental para assegurar que as estratégias empresariais se adequam aos desejos dos consumidores, e são viáveis e sustentáveis no contexto cultural, financeiro e ambiental em que se inserem.
PUB
Vilfredo Pareto, o economista e sociólogo italiano do início do século XX, identificou como uma das principais causas de convulsão social a acumulação de elementos incompetentes entre as elites governantes.
PUB
Quando assistimos a incêndios que vitimaram mais de uma centena de pessoas, quando recordamos as nomeações de dirigentes sem qualificações, quando se sabe que a situação explosiva que este ano deflagrou era catástrofe há muito anunciada, percebemos que a incompetência mata e que a meritocracia está ausente dos centros de decisão e análise.
O que o país precisa é de Trabalho, Honestidade e Competência.
PUB
Economista
PUB
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda