A dívida é bela
"Portugal teve o terceiro menor crescimento económico do mundo na última década (6,47%), ganhando apenas à Itália (2,43%) e ao Haiti (-2,39%)
"Portugal teve o terceiro menor crescimento económico do mundo na última década (6,47%), ganhando apenas à Itália (2,43%) e ao Haiti (-2,39%), numa lista de 180 países publicada pelo 'El País' com base em dados do FMI" - aposto que os leitores ficaram tristes com esta notícia. Mas a notícia tem duas leituras - ganhar à Itália é sempre de festejar. E é bonito (e surpreendente para muita gente) existirem 180 países. Como vêem, existe beleza e felicidade no que à primeira vista parecia mais uma notícia cinzenta e desoladora. E para quê ficar triste, se pode ficar solidário com a desesperada situação do Haiti?
Não adianta, não é? Só têm olhos para o lado negro. Só conseguem ver o número 178; numa lista de 180; a piscar. Estão muito pessimistas? Hum... Então, deitem-se no divã - deixem-me só tirar o busto de Freud, senão, ainda se magoam.
Sabem qual é o nosso problema? O problema é que andamos deprimidos. Portugal está numa espécie de depressão pós-parto depois de uma gravidez histérica - um caso muito grave. Tanto sofrimento e enjoo para, afinal, ser só ar. Se o Doutor Egas Moniz fosse vivo sabia o que fazer… que frase deprimente. Como podem ver, eu também estou em baixo. Estamos todos: os jornalistas, os políticos, os economistas. O povo, em geral, está deprimido e vê as coisas sempre pelo lado negativo. Na Função Pública há funcionários tão deprimidos que nem têm força para pedir baixa. É como se um mosquito, careca, com uma pequena barbicha branca, nos tivesse picado e transmitido o vírus da Medinacarreirice. Uma espécie de mosca tsé-tsé arraçada de piolho.
Estamos presos na nossa depressão e vivemos com medo e ataques de pânico. Se a notícia é - "Cientista indiano descobre cura do cancro, Parkinson e Alzheimer" - a nossa reacção é - "grande bronca!". Agora é que não vai haver dinheiro que chegue para as pensões.
Temos que lutar contra isso. É verdade que os factos são graves e a realidade é madrasta mas, porque não fazer como o Roberto Benigni no filme "A Vida é Bela"? Todo o País a fingir que os funcionários do Ministério das Finanças são duendes bons que vêm buscar o nosso dinheiro para o transformar em unicórnios, flamingos rosa e bosques de cogumelos. Negar a realidade, neste caso, não é falta de coragem. Com tudo o que se passou, e nos foi dito, temos direito (até por uma questão de sobrevivência) a ter a versão benigna da negação do nosso maior drama.
Temos que olhar para aquela pesada porta castanha (por onde entrava a comissão negociadora do PSD e do Governo), fechada, cerrar os olhos e abri-los para ver sair, com um estrondo de pandeiretas, um dragão de carnaval chinês, com o ministro das Finanças na cabeça e o Doutor Catroga, aos saltos, em último; fazendo agitar a cauda.
Por que não dar o exemplo e começar, já, na próxima semana, neste jornal? Experimentem pôr, na primeira página, os dígitos do défice como se fosse para crianças - um défice alegre, com um sete feito por uma simpática girafa e o três como uma divertida centopeia. Ou um 7,3 todo em flores da Madeira, com uma trepadeira de rosas no lugar da vírgula. Já não parece um número tão feio. Vamos a isso?
Pela minha parte, prometo que, amanhã, vou à Loja do Cidadão, nos Restauradores, comprar um Dispositivo Electrónico de Matrícula, como quem entra num "coffee shop", em Amesterdão, para ir comer um "space cake".
Gordas da semana
1. Santana Lopes, na SIC Notícias, falou do "ponto de rebuçado da economia portuguesa?" - Será que ele conhece o ponto G do Orçamento?
2. Deputado, do PSD, Agostinho Branquinho, vai para a Ongoing - Bem me parecia que a Comissão estava cheia de "headhunters". No país dos diminutivos, Agostinho Branquinho é rei.
3. Marcelo Rebelo Sousa é o nosso "Wikileaks", mas com mais tiques.
4. Noronha do Nascimento diz que Supremo Tribunal de Justiça pode paralisar devido aos cortes financeiros - e cortes (desbaste) no interior das orelhas, ainda nada?
5. Cavaco anuncia a recandidatura no CCB - A arte moderna não compreende o neo-realismo de Boliqueime.
6. Segundo a Lusa - o arquitecto Siza Vieira, o antigo juiz constitucional, Guilherme da Fonseca, e a dirigente da CGTP Deolinda Machado integram uma lista de quase 30 personalidades que apoiam a candidatura presidencial de Francisco Lopes - Guilherme e Deolinda quê?! Enganaram-se. Queriam escrever - uma lista de 30 quase personalidades que apoiam Francisco Lopes.
Mais lidas