"Resgate", a nova novela castelhana
Tópicos- As palavras que fazem as notícias do mundo
1. "Resgate", a novanovela castelhana
Mariano Rajoy garantiu a pés juntos que a Espanha não verá a sua economia resgatada, censurou os "alarmes injustificados" e afirmou que o resgate não está na agenda do governo nem virá a estar. Isto a despeito de a dívida acumulada ter atingido um ponto tal que originou um círculo vicioso que "estrangula a Espanha".
Os receios dos investidores sobre a capacidade do país de atingir metas de redução do défice em plena retração económica levaram a uma onda de vendas de ativos espanhóis nos últimos dias. A cumprir-se o ritual, a negação funcionará ao contrário: é quase uma garantia de que o país será intervencionado, é uma questão de tempo.
Christine Lagarde, passa uma mensagem encorajadora ao mesmo tempo que pede a Rajoy o reforço das medidas de contenção mas, à cautela, insiste no aumento imperativo dos recursos do FMI para proteger a Europa do próximo ataque. Que será à escala da Espanha.
2. Fed
O relatório dos 12 distritos da Reserva Federal americana, não deixa dúvidas. A economia dos EUA continuou a crescer com grande modéstia entre fevereiro e março. Mas alguma satisfação com o consumo das famílias é temperada pela preocupação com o aumento do petróleo e do gás, que limitarão as disponibilidades para as compras. E o livro bege, como é conhecido o relatório, não inclui a tendência do final de março: o emprego voltou a abrandar.
3. Kazuo Hirai
O novo presidente executivo da Sony confirmou as notícias da semana. Coube-lhe a ingrata missão de despedir 10.000 trabalhadores, na tentativa de devolver a empresa à boa forma. Kazuo Hirai adiantou que o plano de recuperação está orçamentado em perto de 1.000 milhões de dólares. A Sony vai focar-se no seu antigo core-business: a televisão. Mas expandirá os negócios para novos mercados, nomeadamente o setor do equipamento médico.
"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt
Mais lidas