Morra o Centralismo, morra! Pim!
1.º - O Governo extinguiu as direcções regionais de Economia (DRE do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), distribuindo as suas competências (com o licenciamento de empresas à cabeça) por uma série de estruturas centralizadas. Diz o Governo que esta reestruturação orgânica irá reforçar "a proximidade territorial" do Ministério da Economia com os portugueses e as empresas. Tanga!
PUB
2.º - Tem sido vergonhosa a forma como o Governo insiste em gerir o processo de formatação do plano estratégico de Portugal para os fundos comunitários 2014-2020. A cerca de três meses do fim do prazo para chegar a acordo com Bruxelas, o Governo continua fechado sobre si próprio, gizando a solo um pacote de apoios que constitui - mesmo - a última oportunidade para colocar as regiões de convergência a convergir.
PUB
Na página 46 da resposta da Comissão Europeia ao acordo de parceria do Estado português, lê-se: "Este projecto de Acordo ainda não tem uma cobertura geográfica clara e equilibrada." Sobre esta questão, o presidente da Câmara do Porto já avisou: "Esta cidade não se vai calar." Até porque a sorte do Porto e do Norte será a sorte de Portugal. Alguém tem dúvidas?
3.º - Num encontro com empresários promovido pela estrutura distrital do PSD, a ministra das Finanças sugeriu que a Associação Comercial do Porto (até há pouco liderada pelo actual presidente da autarquia, Rui Moreira) se fundisse com a Associação de Comerciantes do Porto. Seguindo o seu raciocínio, faria então todo o sentido fundir o Benfica com o Sporting!
PUB
Como viu que não ia lá por aqui, foi já irritada que apontou uma alternativa: juntar a Associação de Comerciantes com a Associação Empresarial de Portugal (AEP)!
PUB
Se gosta tanto de fundir diferentes universos, porque não funde as Finanças com a Educação? Para saber mais de História de Portugal, senhora ministra!
*Coordenador do Negócios Porto
PUB
Visto por dentro é um espaço de opinião de jornalistas do Negócios
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda