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Galp e TJA inauguram primeira rota de transporte pesado 100% elétrica em Portugal

Projeto inovador liga Oliveira de Azeméis a Mangualde com camiões elétricos e o primeiro carregador ultrarrápido de 400 kW no país.

07 de Maio de 2025 às 13:17
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Portugal deu um passo significativo na descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias com o arranque da primeira rota de transporte pesado 100% elétrica. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Galp e a TJA – Transportes J. Amaral, que, com o apoio da MAN e da Siemens, lançou uma operação logística inovadora entre Oliveira de Azeméis e Mangualde, envolvendo camiões elétricos de última geração e soluções integradas de carregamento ultrarrápido.

O projeto é sustentado por dois camiões MAN eTGX 100% elétricos, com uma autonomia de 500 quilómetros, e dois semirreboques, que asseguram uma operação contínua de 24 horas ao serviço da Simoldes, transportando peças automóveis entre a fábrica em Oliveira de Azeméis e a unidade da Stellantis, em Mangualde. Esta operação pioneira visa combinar sustentabilidade ambiental com eficiência operacional, recorrendo a tecnologias de ponta desenvolvidas por líderes de mercado.

Um dos marcos tecnológicos do projeto é a instalação do primeiro carregador de veículos pesados com 400 kW de potência em Portugal, desenvolvido pela Siemens em Corroios e instalado na base da TJA em Estarreja. Este carregador ultrarrápido permite carregar a bateria de um camião elétrico dos 20% aos 100% em cerca de uma hora. Toda a operação de carregamento é gerida digitalmente pela plataforma da Galp, assegurando uma otimização constante dos tempos de paragem e das rotas.

"Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade", afirmou João Miguel Amaral, administrador da TJA. Para o responsável, esta aposta vai além da simples renovação de frota. "Este projeto representa mais do que uma renovação de frota – é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN", detalhou.

O transporte rodoviário continua a ser a espinha dorsal da cadeia de abastecimento global e representa atualmente cerca de 9% das emissões globais de CO2, sobretudo devido aos veículos de transporte médio e pesado. Nesse contexto, iniciativas como esta são apontadas como essenciais para mitigar o impacto ambiental do setor. A eletrificação, especialmente no transporte pesado de mercadorias, é vista pela petrolífera nacional como uma das vias prioritárias no caminho da descarbonização.

Ao posicionar-se como fornecedora da solução de carregamento nesta operação, a Galp quer reforçar o seu papel enquanto referência no fornecimento de soluções energéticas de baixo carbono na Península Ibérica. "A descarbonização tornou-se um imperativo global e uma prioridade para governos, empresas e sociedade em geral", destaca a empresa em comunicado.

Com esta iniciativa, Portugal inscreve-se no mapa europeu da mobilidade elétrica pesada, lançando as bases para a expansão de infraestruturas que suportem o transporte sustentável. A rota entre Oliveira de Azeméis e Mangualde poderá servir de modelo para futuras operações logísticas amigas do ambiente, num momento em que o setor enfrenta uma transformação inevitável e urgente.

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