Mazda CX-3: Dinâmico e tecnológico

O Mazda CX-3 tem tudo para conquistar um lugar no concorrido segmento dos pequenos "crossovers" urbanos. Divertido de conduzir, o modelo herda as mais recentes tecnologias da marca japonesa.
Mazda CX-3: Dinâmico e tecnológico
Adriano Oliveira 20 de Junho de 2015 às 12:00

Em apenas um ano, a Mazda não só renovou praticamente toda a sua gama como se deu ao luxo de entrar em segmentos de onde estava afastada como o dos pequenos "crossovers" urbanos, um dos que mais rápido crescimento tem revelado no espaço europeu – 56% de aumento em 2014 versus 2013. Até final de 2017, as previsões apontam para um volume anual próximo das 800 mil unidades.

Não admira, assim, a aposta da marca no seu novo CX-3 que já chegou ao mercado nacional e no qual o importador oficial deposita grandes esperanças, não só pelas características do veículo em si como pelos sinais de recuperação do sector automóvel.

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Por isso, para este ano, e apesar da forte concorrência no segmento, a Mazda estima vender 500 unidades CX-3 e aumentar a sua quota de mercado para os 3,1%. Globalmente, a produção do CX-3 será de 150 mil unidades, das quais 38 mil são destinadas à Europa.

Dimensões compactas (4,27 metros), estilo moderno, silhueta desportiva e dinâmica, o novo CX-3 partilha a mesma plataforma do Mazda2 e um grande número de outros componentes (cerca de 80 por cento).

No nosso país, o modelo está disponível apenas com a motorização a gasóleo Skyactiv-D 1.5, também utilizada no Mazda2. Trata-se de um motor de baixas emissões com 105cv de potência e um binário de 270Nm. Pode estar associado a tracção às duas rodas com caixa manual de seis velocidades ou a uma variante integral de transmissão automática.

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Ao volante da versão manual e tracção 4x2, este motor oferece uma condução agradável nos meios urbanos e tem resposta pronta e eficiente em estrada, quando solicitado.

Com capacidade para cinco pessoas, o habitáculo é moderno, confortável e bem insonorizado. Quanto ao equipamento, a Mazda não olhou a meios. O CX-3 beneficia praticamente dos mesmos equipamentos dos "irmãos" de gama: alerta de saída involuntária de faixa, faróis adaptativos, travagem automática em cidade, regulador de velocidade adaptativo, alerta de ângulo morto, "head-display"... Nada falta, mesmo que alguns deles, pelo menos no mercado português, sejam propostos como opção ou estejam associados a níveis de acabamento (Evolve e Excellence ), ou a pacotes específicos: Alta Tecnologia (HD) por 1.310 euros e o de Alta Segurança (HS) por 1.085 euros.

Do lado multimédia, o CX-3 propõe igualmente o sistema dos últimos modelos da marca. Dotado de um comando central rotativo, na consola, o dispositivo multimédia permite a conectividade através da internet e o acesso a aplicações como o Twitter, Facebook, além do recurso à navegação através de telemóveis inteligentes via Bluetooth. 

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Características

€22.970

Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D 105 cv 4X2 Evolve (entrada de gama)

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Motor: Dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, start/stop 

Cilindrada: 1.499cc

Potência: 105cv às 4.000rpm

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Binário: 270Nm (1.600-2.500rpm)

Velocidade máxima: 177km/h

Aceleração máx.: 10,1s 0-100km/h

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Tracção: dianteira

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo urbano: 4,4l/100km

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Cons. extra-urbano: 3,8l/100km

Consumo médio: 4,0l/100km

Emissões CO2: 105g/km (Euro VI)

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Preços de outras versões -

4x2: entre €22.970 e €27.740

4x4: entre €28.461 e €32.736

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Com o CX-3, a Mazda reforça a sua aposta Skyactiv, um conjunto de tecnologias de base sólida.

 

Painel de instrumentos

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O painel de instrumentos tem apresentação diferente nos dois níveis de acabamento. No Evolve, o velocímetro com agulha está ao centro e o conta-rotações, digital, à esquerda. No Excellence, o velocímetro e o conta-rotações estão ao centro, o primeiro digital e o segundo analógico.

 

Modularidade sem surpresa

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Tal como em outros modelos da marca, a modularidade é excelente. Os bancos traseiros são rebatíveis com um único gesto e a bagageira tem um fundo falso com um separador que se pode colocar em dois níveis diferentes. Pode receber desde 350 a 1.260 litros de carga.  

* Em Barcelona, a convite da Mazda

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