Outros sites Cofina
Notícias em Destaque

Marta Vilar Rosales: Os objetos têm vida. Não são seres neutros

Quando a antropóloga Marta Vilar Rosales pede a um migrante que lhe mostre os seus objetos, a reação é sempre de surpresa. “Não quer que lhe conte a minha história?”, perguntam-lhe. Claro que sim, mas os objetos fazem parte dessa história, responde a investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Filipa Lino e Duarte Roriz - Fotografia 13 de Maio de 2022 às 11:00

Quando a antropóloga Marta Vilar Rosales pede a um migrante que lhe mostre os seus objetos, a reação é sempre de surpresa. "Não quer que lhe conte a minha história?", perguntam-lhe. Claro que sim, mas os objetos fazem parte dessa história, responde a investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que já fez trabalho de campo em vários lugares do mundo. A coordenadora do projeto internacional TRANSITS - Cultura Material, Migração e Vida Quotidiana considera que em Portugal se está a viver um "contexto excecional" na recetividade aos refugiados ucranianos. Nunca aconteceu. "Nem mesmo com os países de língua oficial portuguesa, com os quais temos uma relação preferencial."

Negócios Premium
Conteúdo exclusivo para assinantes
Já é assinante? Inicie a sessão
Assine e aceda sem limites, no pc e no smartphone
  • Conteúdos exclusivos com melhor da informação económica nacional e internacional;
  • Acesso sem limites, até três dispositivos diferentes, a todos os conteúdos do site e app Negócios, sem publicidade intrusiva;
  • Newsletters exclusivas;
  • Versão ePaper, do jornal no dia anterior;
  • Acesso privilegiado a eventos do Negócios;
Ver comentários
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Assine o Negócios e receba 40€ na FNAC. Saiba mais