pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Novos Kia: Sportage & Soul

Depois de uma primeira apresentação nos salões de Frankfurt e Genebra, a Kia mostrou agora, mais detalhe, os seus novos modelos Sportage e Soul, que chegam ao mercado nacional este ano, o primeiro ainda antes do Verão, o segundo, no último trimestre.

17 de Maio de 2014 às 11:04

€28.000*

Kia Sportage 1.7 CRDI 115cv 4x2

Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, gasóleo, dianteiro transversal, ferro/alumínio, turbo, com ISG 'start/stop'

Cilindrada: 1.685cc

Potência: 115cv às 4.000rpm

Binário: 260Nm (1.250-2.750rpm)

Velocidade máxima: 173km/h

Aceleração 0-100km/h: 12,3 seg.

Tracção: dianteira 4x2

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo urbano: 6,3l/100km

Consumo extra-urbano: 4,8l/100km

Consumo combinado: 5,3l/100km

Emissões CO2: 139g/km (Euro V)

Características offroad:

- Ângulo entrada: 22,4 graus

- Ângulo saída: 27,8 graus

- Ângulo ventral: 17,7 graus

*Preço indicativo, nível Silver

Depois de uma primeira apresentação nos salões de Frankfurt e Genebra, a Kia mostrou agora, mais detalhe, os seus novos modelos Sportage e Soul, que chegam ao mercado nacional este ano, o primeiro ainda antes do Verão, o segundo, no último trimestre.

Fabricado em Zilina, na Eslováquia, o Kia Sportage, que é actualmente o campeão de vendas da marca coreana na Europa, recebe uma ligeira actualização estética exterior, novas cores, novas combinações interiores, novos equipamentos e melhoramentos a vários níveis, dos apoios da transmissão ao chassis e aos vidros, com o objectivo de minimizar ruídos e vibrações e garantir uma melhor insonorização no habitáculo e maior dinamismo.

Concretamente, as alterações exteriores são quase imperceptíveis: muda o design da grelha frontal, os farolins traseiros seguem a tendência da tecnologia LED, a nova gama de jantes de liga leve propõe dimensões entre as 16 e as 18 polegadas, e há uma nova antena em formato barbatana de tubarão no tejadilho.

Em contrapartida, no interior, as mudanças são menos tímidas. Espaçoso e bem apresentado, o habitáculo está mais refinado: o painel de instrumentos é novo e os revestimentos dos bancos e dos interiores das portas beneficiam de novas combinações de cores e de materiais mais agradáveis ao toque.

Esta actualização do Sportage ganha ainda um novo sistema de multimédia e navegação Premium (Infinity by Harman), com ecrã táctil de sete polegadas, uma direcção configurável em três modos - conforto, normal e sport -, volante aquecido e banco do condutor com regulação eléctrica, equipamentos que dependem dos vários níveis de acabamento.

A gama de motorizações no mercado nacional mantém-se: um bloco a gasolina 1.6 GDI de 136cv e dois a Diesel, o 1.7 CRDI de 115cv (ver ficha técnica) e o 2.0 CRDI de 184cv, que pode receber a tracção 4x4.

Os preços, ainda indicativos, oscilam entre os 22.000 e os 29300 euros.

Soul menos 'funky'

Mais moderno, mais expressivo, mas menos 'funky' que o anterior modelo, embora siga a mesma linguagem estética, de formas cúbicas e atípicas, a segunda geração do Kia Soul propõe-se seguir as pisadas do seu antecessor, que já convenceu mais de 700 mil adeptos em todo o Mundo.

Derivado do protótipo Track'Ster, revelado há cerca de dois anos, o Kia Soul partilha a nova plataforma 'K' com o Kia Cee'd. Tem um comprimento de 4,140 metros, o que significa que é mais comprido 2cm. É também mais largo 1,5cm, mas ligeiramente mais baixo que a anterior geração.

Por seu turno, a distância entre eixos aumentou 20mm, o que, conjugado com outras medidas de optimização do interior, veio beneficiar a habitabilidade, que é nitidamente superior. Os passageiros têm mais espaço para as pernas, ao nível dos ombros e a distância da cabeça ao tecto é maior. A bagageira é espaçosa e mais acessível, através de uma abertura do portão mais ampla. Pode receber carga entre os 354 litros (na configuração de cinco lugares) e os 1.367 litros.

Exteriormente, destaca-se a grelha frontal, uma nova interpretação da grelha da família Kia, o pára-choques muito estilizado com os faróis de nevoeiro integrados, as novas cores da carroçaria em duas tonalidades, as jantes de 18 polegadas e os farolins em faixa vertical com tecnologia LED.

No interior, as escolhas são muitas, do popular ao mais sofisticado, mas nota-se que houve da parte da Kia mais atenção aos detalhes: botão de arranque, novos contadores, porta-luvas refrigerado, etc.

Em matérias de novas tecnologias, o Soul integra os últimos sistemas de apoio à condução, entre os quais a navegação através de um grande ecrã táctil de 8 polegadas.

Estará disponível com o bloco a gasolina 1.6 GDI de 132cv e o Diesel 1.6 CRDI de 128cv, com um preço a rondar os 23.000 euros.

Negócios em Sciacca (Sicília), a convite da Kia Portugal

Ver comentários
Publicidade
C•Studio