Porsche Panamera S E-Hybrid: Ligado à tomada
Mais ambiciosa que a versão Panamera híbrida não recarregável, que entretanto deverá deixar de ser comercializada, o moderno Porsche Panamera S E-Hybrid com tecnologia "plug-in" estabelece novos padrões em matéria de desempenhos e consumos e oferece o melhor de dois mundos.
€119.883
Características
Porsche Panamera S E-Hybrid
SISTEMA PROPULSOR:
Potência máx.: 416cv às 5.500rpm
Binário máximo: 1250-4000rpm
MOTOR A COMBUSTÃO: 6 cilindros em V, 24 válvulas, gasolina, injecção directa,
dianteiro longitudinal, "start/stop"
Cilindrada: 2.995cc
Potência máx.: 333cv (5.500-6.500rpm)
Binário máx.: 440Nm (3.000-5.2500rpm)
MOTOR ELÉCTRICO: corrente alterna
Potência máx.: 95cv às 2.600rpm
Binário máx.: 310Nm às 1.700rpm
Transmissão: automática de 8 velocidades
Tracção: traseira
Velocidade máxima: 270km/h
Aceleração 0-100km/h: 5,5 segundos
Consumo médio: 3,1litros/100km
Emissões CO2: 71g/km
Mais ambiciosa que a versão Panamera híbrida não recarregável, que entretanto deverá deixar de ser comercializada, o moderno Porsche Panamera S E-Hybrid com tecnologia "plug-in" estabelece novos padrões em matéria de desempenhos e consumos e oferece o melhor de dois mundos.
Com uma potência combinada de 416cv, em vez de 379cv do seu antecessor, e 590Nm de binário, o Panamera S E-Hybrid tem uma autonomia eléctrica variável entre 18 e 36km, dependendo do modo de condução, e um consumo médio de apenas 3,1 litros aos 100kms de gasolina, ou seja, menos 56% que o anterior (7,1 l/100km), o que corresponde a apenas 71g/km de CO2.
Utiliza um motor a combustão V6 de 333cv e um motor eléctrico que produz 95cv, mais do dobro do anterior motor eléctrico do Panamera, que debitava 47cv. Este motor é alimentado por uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (9,4 em vez de 1,7 kWh), que está instalada sob o piso da bagageira, e tem uma garantia de 300 mil quilómetros. Está acoplado a uma caixa automática Tiptronic S de 8 velocidades com desmultiplicação mais larga, optimizada para a condução eléctrica.
Para o recarregamento da bateria, os engenheiros da Porsche desenvolveram um carregador móvel bi-tensão de 3,6kW, que funciona tanto com os 230V da rede doméstica como com os 380V da rede industrial. Para uma carga completa são necessárias 3,8 horas na primeira e 2,3 horas na segunda.
Para aproveitar ao máximo a energia na bateria, o Panamera S E-Hybrid vem equipado com uma unidade de gestão electrónica que privilegia a utilização do motor eléctrico (modo "E-Power"), que permite circular silenciosamente desde o arranque, salvo se o condutor optar pelo modo "E-Charge", com o qual é possível recarregar 95% da bateria em 45 minutos durante a condução. Se o "E-Power" for desactivado, a estratégia de funcionamento muda para o modo híbrido. Isto faz com que o estado de carga da bateria de alta voltagem praticamente congele, preservando assim a autonomia eléctrica para o próximo trajecto citadino.
Em modo eléctrico, a velocidade máxima pode chegar aos 135km/h, mas a partir daqui e sempre que haja necessidade de uma resposta mais rápida do motor, caso das recuperações ou condução mais desportiva, o V6 biturbo entra em funcionamento no modo "Sport" e pode alcançar os 270km/h de velocidade máxima. Os tradicionais 0 a 100km/h são alcançados em 5,5 segundos com o V6 ou em 6,1 segundos em modo eléctrico.
Durante o "workshop" técnico de apresentação do Panamera S E-Hybrid, que decorreu em Hockenheim, experimentámos o novo modelo da Porsche num circuito misto (auto-estrada, estrada, zona urbana) com cerca de 30 km. Condução perfeitamente normal, sem cuidados especiais com os consumos, dois arranques a fundo na auto-estrada e eis os resultados surpreendentes: 29,1km percorridos, dos quais 20,6 em modo eléctrico, para um consumo de 4,4 litros/100km. A bateria ainda tinha carga para mais 4km de autonomia. O melhor valor registado no circuito foi de 2,8 litros/100km.
Todas as funções do Panamera, desde o sistema propulsor à carga da bateria, localização, portas, ar condicionado, etc. podem ser controladas remotamente, através de uma aplicação específica, num "smartphone".
Os próximos modelos Porsche a receber a tecnologia "plug-in" serão, para já, o 918 Spyder e proximamente o Cayenne híbrido.
Futuramente, a estratégia híbrida "plug-in" da marca alemã passa pelo aumento do rendimento dos motores para os 95km e a sua optimização em termos de peso e de funções.
O Panamera S E-Hybrid distingue-se pela cor verde das maxilas dos travões e pelo emblema identificativo "e-hybrid" na lateral da carroçaria. Custa 119.883 euros e vai estar à venda a partir do próximo dia 27.
Negócios em Hockenheim, a convite da Porsche Ibérica
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