Weekend Uma bela homenagem a Walter Lange

Uma bela homenagem a Walter Lange

Um clássico que é moderno. É isso que se descobre no novo “Homage to Walter Lange”, uma das propostas que a A. Lange & Sohne apresentou no recente SIHH - Salão de Genebra.
Uma bela homenagem a Walter Lange
Fernando Sobral 24 de fevereiro de 2018 às 12:00
A A. Lange & Sohne sempre se distinguiu pelo classicismo das suas propostas relojoeiras. E isso foi mais uma vez visível no SIHH de Genebra, onde apresentou atractivos modelos como o Triple Split, o 1815 Chronograph ou o Saxonia Outsize Date. Frutos de um trabalho sólido, desenvolvido com rigor germânico, em terras suíças. É neste quadro que surge o 1815 "Homage to Walter Lange", dedicado ao fundador, falecido em Janeiro de 2017. Trata-se de uma complicação insólita de segundos saltitantes, cuja origem remonta a uma invenção de Ferdinand Adolph Lange há 150 anos.

Esta complicação relojoeira dos "segundos saltitantes" permite uma medição exacta da mais ínfima unidade de tempo. Neste relógio, na esfera auxiliar, situada às seis horas, gira uma pequena agulha de segundos que avança em seis pequenos passos. Já a agulha que está na zona central avança de segundo a segundo. Pode avançar de forma contínua ou ser parada em caso de necessidade.

O mecanismo saltitante tinha um significado especial para Walter Lange, porque a invenção fora obra do bisavô Ferdinand e o seu avô, Emil, tinha-a implementado pela primeira vez na sua peça mais conhecida.

Assim, este 1815 com segundos saltitantes poderá ser aquilo que Walter Lange imaginaria como o relógio perfeito, já que se reduziu totalmente à sua essência. Trata-se de uma complicação de aspecto sóbrio, como é timbre da marca.

O mecanismo deste novo modelo tem o número do calibre especial L1924, ano de nascimento de Walter Lange. Além disso, os três primeiros números do seu número de referência (297) coincidem com a sua data de nascimento, 29 de Julho. Tudo simbologias que têm que ver com a história da marca. Este 1815 tem um diâmetro de 40,5 milímetros e dele existem 145 exemplares em ouro branco, 90 em ouro rosa e 27 em ouro amarelo. E todos esses números têm também que ver com datas da história da marca.

Estamos assim perante mais um exemplo da actividade história da A. Lange & Sohne, que na SIHH apresentou alguns outros modelos que representam perfeitamente as características de sobriedade que lhe são conhecidas. E que representam muito daquilo que sai do pulmão alemão da indústria relojoeira suíça.

Novo ano

Por esta altura, na chegada do Ano Novo chinês, muitas marcas olham para um dos seus mais estimulantes mercados e lançam modelos dedicados a este momento especial. É o que sucede agora com o Breguet Classique 7145 Chow-Chow, dedicado ao Ano do Cão. Este modelo Classique 7145 presta, desde logo, tributo à arte do guilhoché, com uma imagem gravada à mão de uma das mais queridas raças de cães na China. Este relógio destaca o trabalho meticuloso dos artesãos da manufactura, cujos mestres trazem vida às peças da marca. Um Chow-Chow gravado na base do mostrador do relógio ilumina esta nova criação, com cada peça a representar uma obra de arte única. Em relojoaria, gravação em ouro envolve uma técnica de baixo relevo que consiste em esculpir motivos dentro dos limites extremamente pequenos do mostrador de um relógio. Depois de fazer um esboço do design, o gravador desenvolve o seu trabalho usando vários tipos de cinzéis e ferramentas de gravação, enquanto observa os componentes através de um microscópio. Esta é a fase mais delicada do processo criativo. É seguida do processo de polimento que revela todo o esplendor da peça. O Classique 7145 Chow-Chow é uma obra de arte requintada. Exalta a beleza do ouro enquanto acentua os seus contrastes. O movimento mecânico automático visível através do vidro de safira do verso do relógio dá o toque final a esta prestigiante peça. Este relógio surge com uma caixa em ouro branco de 18 kt. O verso de caixa é em vidro de safira e o diâmetro é de 40 mm. É estanque até 3 bar (30 m). O mostrador é em ouro prateado, decorado e gravado à mão com assinatura Breguet. É uma edição limitada a 8 peças, numerada. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
pub