A segunda edição dos Branded Content Awards revelou os projetos que mais se destacaram em 2024 nesta nova forma eficaz de as marcas comunicarem com o público: a contar histórias, com emoções e pessoas no centro, para criar impacto, ao invés de vender diretamente os produtos. Foram atribuídos 22 prémios, ouro (3), prata (8), bronze (9) e duas menções honrosas, distribuídas por quatro grandes categorias: Comunicação Integrada, Brand Experience, Work for Good e Power of Storytelling, além do Grand Prix. Estes prémios reconhecem as marcas e as agências que melhor souberam ligar-se às pessoas através de conteúdos relevantes, numa altura em que o público mostra saturação da publicidade tradicional e e procura narrativas com sentido.
“O prémio representa a capacidade de inovação na forma como as marcas se ligam às pessoas. Não se trata de interrupção, mas de envolvimento”, sublinha Patrícia Weiss, chairwoman da BCMA Portugal e uma referência global no universo do branded content. Mais do que uma celebração anual, os Branded Content Awards integram-se num movimento mais amplo de valorização da criatividade estratégica em Portugal. O prémio, tal como outras iniciativas da BCMA Portugal, tem a ambição de “expandir, esclarecer, estimular, potenciar, reunir, reconhecer e valorizar, com muita celebração, o talento, a criatividade, a originalidade, a estratégia e a qualidade das boas iniciativas de branded content e de branded storytelling, que já aconteciam e acontecem em Portugal”.
Inovadores do ecossistema criativo
É este posicionamento que sustenta o crescimento do branded content como uma ferramenta essencial no marketing contemporâneo. Os prémios não só reconhecem a excelência já existente, como incentivam a evolução de todo o ecossistema criativo. O destaque absoluto desta edição foi o projeto Surfing Through the Odds, da Betclic, com produção da Coming Soon. A campanha arrecadou não só o Grand Prix, como também dois prémios ouro nas categorias Power of Storytelling – Short Documentaries e Work for Good. O documentário emociona e inspira ao dar palco a histórias de superação, usando o surf como metáfora para enfrentar os desafios da vida. Uma narrativa visualmente forte e humanamente autêntica, que põe o branded content ao serviço de uma mensagem com impacto real.

Além do grande vencedor, a 2.ª edição dos Branded Content Awards distinguiu vários projetos que se destacaram pela originalidade, execução estratégica e capacidade de criar valor real para as audiências. Eis os restantes premiados, organizados por categoria:
Comunicação Integrada
Esta categoria distingue projetos que, através de uma estratégia integrada e coerente, conseguiram fazer a ponte entre diferentes plataformas — como televisão, redes sociais, eventos ou digital, oferecendo uma experiência de marca unificada.
PRATA
Lançamento Takis – Bimbo Portugal (FUSE Portugal / PHD Portugal / Samy Alliance) NOS Guiness – NOS Comunicações (Havas Play / Arena Media) Somersby Ao Pôr do Sol – Somersby (INITIATIVE / MEDIABRANDS CONTENT STUDIO
BRONZE
• Respeito – Somos Feitos de Água. Devemos respeitá-la. – Mercedes-Benz Portugal (FUSE Portugal / TeamX Portugal)
• McDonald’s - Integração Morangos Com Açúcar – McDonald’s Portugal (FUSE / OMD Portugal / TBWA / Fullsix / LPM) Appropósito – Millennium bcp
Brand Experience
Nesta categoria, são premiadas as iniciativas que proporcionaram experiências físicas ou digitais envolventes, em que os consumidores puderam interagir com a marca de forma memorável, gerando envolvimento emocional.
PRATA
• Lançamento Takis – Bimbo Portugal
• Appropósito – Millennium bcp
• Somersby Ao Pôr do Sol – Somersby
BRONZE
Coca-Cola Zero – Best Coke Ever – Bus Tour – Coca-Cola (GroupM)
Work for Good
Projetos com causas sociais ou ambientais no centro da narrativa foram distinguidos nesta categoria, que valoriza a capacidade das marcas em mobilizar audiências em torno de valores e mudançasconcretas.
OURO
Surfing Through the Odds – Betclic (Coming Soon)
BRONZE
• Respeito – Somos Feitos de Água. Devemos respeitá-la. – Mercedes-Benz Portugal
• Mais pra dar – Rexona (INITIATIVE / MEDIABRANDS CONTENT STUDIO / LLYC)
Power of Storytelling – Short Documentaries
Esta subcategoria distingue projetos com estrutura documental, guiados por uma narrativa forte, personagens reais e um ponto de vista autêntico. Muitas vezesabordam questões sociais, culturais ou humanas com profundidade e emoção.
OURO
Surfing Through the Odds – Betclic (Coming Soon)
BRONZE
Respeito – Somos Feitos de Água. Devemos respeitá-la. – Mercedes-Benz Portugal
MENÇÃO HONROSA
Do Allure ao Bem-Estar – Peugeot Portugal (RTP – Rádio e Televisão de Portugal)
Power of Storytelling – Sponsored Content and Customer Publishing
Esta subcategoria reconhece conteúdos patrocinados ou criados em parceria com marcas, como podcasts, vídeos editoriais, artigos ou revistas, cuja prioridade é a utilidade, relevância ou entretenimento, e não a promoção direta.
PRATA
• McDonald’s - Integração Morangos Com Açúcar – McDonald’s Portugal
• Somersby Ao Pôr do Sol – Somersby
BRONZE
NOS Guiness – NOS Comunicações Podcast: Não fica bem falar de... – Wells (MadreMedia, 50/50, Lda)
MENÇÃO HONROSA
A Chama que nos Une – Oz Energia (Kitchenette)
O júri, composto por profissionais que verdadeiramente “respiram” marketing, comunicação e criatividade, foi rigoroso e atento na avaliação de cada candidatura. Os quatro critérios fundamentais utilizados para analisar as propostas foram: excelência criativa, efetividade, relevância e originalidade. Patrícia Weiss, chairwoman da BCMA Portugal, salienta a importância deste olhar atento e humanizado e afirma que “não há critério que pese mais do que o outro, mas há o olhar intimista, apurado, dedicado e comprometido de cada um dos jurados, preocupados em ver a potencialização, o reconhecimento e a valorização de todos os modelos, de todos os formatos, de todas as formas de esforço que há para trazer um conteúdo, uma narrativa, uma história, uma experiência, um conteúdo patrocinado, da forma mais versátil e composta possível”. Esta abordagem holística assegura que os projetos premiados sejam eficazes na essência.
A votação, feita de forma sigilosa, atribuiu a cada candidatura uma pontuação entre 1 e 10, e a média dessas notas revelou os vencedores que representam o melhor da inovação e da estratégia em branded content das empresas nacionais. É relevante salientar que, além dos projetos com as pontuações mais elevadas, houve lugar para candidaturas que, apesar de não atingirem a média mais alta, foram reconhecidas pelo júri devido à sua ousadia, inovação ou impacto, entrando assim para uma lista restrita e exclusiva.
Os profissionais que integraram o júri são referências de marcas, agências e meios, trazendo consigo uma visão transversal e experiente do setor. Entre eles destacam- -se nomes como Patrícia Weiss, figura-chave na BCMA Portugal, e diretores de marketing e comunicação de empresas como NOS, Super Bock, Volvo Portugal, EDP, RTP, e muitas outras.
Este painel assegurou que cada voto refletisse uma perspetiva de mercado realista e atual, valorizando o conteúdo que não só brilha pela criatividade, mas que verdadeiramente conecta e mobiliza audiências. Ao destacar casos de sucesso que equilibram a narrativa, a estratégia e o impacto, os Branded Content Awards ajudam a elevar o padrão do setor, inspirando profissionais e marcas a apostar cada vez mais em conteúdos que marcam e transformam a comunicação.