Outros sites Cofina
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

AvaliarCarro.com é o novo serviço online de avaliação de carros usados

As grandes diferenças deste serviço de avaliação de veículos de outros que existem no mercado é a credibilidade da avaliação, feita por uma entidade independente e a sua facilidade de utilização.

23 de Setembro de 2020 às 10:08
  • ...

A ideia de criar o AvaliarCarro.com surgiu pela lacuna existente no mercado português de uma entidade externa que avaliasse os veículos, com base em valores reais de mercado.

A nova ferramenta de avaliação de carros usados recolhe e compila diariamente dados sobre a compra e a venda de veículos em Portugal. É com esses dados, referentes a milhares de transacções que conseguem estimar quanto vale um veículo, com base na realidade do País.

 

Filipe Aguilar, diretor geral do AvaliarCarro.com conta que o projeto teve a sua génese no início de 2020 e, neste momento, está pronto para ser utilizado por todos os proprietários de carros.

 

O objetivo do serviço é informar os proprietários de veículos sobre o valor de mercado da sua viatura. Este valor, sendo fornecido por uma entidade independente, pode ajudar o vendedor a tomar decisões com base na avaliação.

Filipe Aguilar explica em entrevista o modelo de negócio, o serviço diferenciador do AvaliarCarro.com e de que forma está a mudar o mercado automóvel.

 

Quais os principais desafios que se colocam ao setor automóvel?

Nos grandes centros urbanos, o automóvel é, cada vez menos, considerado um bem de primeira necessidade. Desta forma, temos vindo a assistir a uma preferência por soluções de mobilidade que não impliquem a posse de uma viatura, o que poderá constituir um desafio para o setor.

Outro dos desafios que o setor automóvel enfrenta é a transição exigida por questões ambientais e legais, para tornar as viaturas menos poluentes. As marcas que não conseguirem cumprir as quotas autorizadas para as emissões de CO2 podem ter de lidar com custos muito significativos, relacionados com coimas aplicadas ao número de carros vendidos.

 

Que efeitos está a ter a pandemia no mercado?

A venda de viaturas novas caiu, devido à atual situação mundial. No entanto, muitas das pessoas que continuam a necessitar de se deslocar para os seus locais de trabalho, têm optado por deixar de utilizar o transporte público, devido à necessidade de distanciamento social. Desta forma, tem aumentado a procura por viaturas usadas de baixo custo.

 

A compra de carros em Portugal está mais para veículos novos ou usados?

Foram registadas quebras nas vendas de veículos em Portugal, quer para veículos novos, quer para veículos usados. No segmento dos usados, as quebras registadas foram menores.

 

O que diferencia este serviço de outros que existem no mercado nacional?

A grande diferença que marcamos está relacionada com a credibilidade da avaliação, que é feita por uma entidade independente. A maioria dos avaliadores existentes pertence a empresas que comercializam usados.

Outra das grandes diferenças que marcamos tem a ver com a facilidade de utilização. Como dispomos de uma base de dados extremamente completa, quando o utilizador insere a matrícula, não precisa de dar muito mais informações sobre o carro.

 

Como é feita a avaliação da viatura?

Quando o utilizador insere uma matrícula, acedemos à informação pública sobre o veículo, nomeadamente, o seu número de chassis. Essa informação permite identificá-lo na nossa base de dados e aceder aos seus dados técnicos.

A seguir, consultamos o nosso registo de milhares de transações de veículos efetuadas no País, e, com base em algoritmos numéricos e estatísticos, estimamos o valor atual da viatura a avaliar.

 

Qual foi o investimento realizado neste serviço?

Foi necessário criar um site, disponível em www.avaliarcarro.com, com uma ferramenta de avaliação acessível a qualquer utilizador, mesmo para aqueles que não têm quaisquer conhecimentos técnicos sobre automóveis. Criámos, também, algumas redes sociais, para maior proximidade com os nossos utilizadores.

 

A quem se destina o serviço AvaliarCarro.com?

O público-alvo do AvaliarCarro.com é constituído por todos os proprietários de carros em Portugal, quer sejam profissionais do setor ou não. Qualquer cidadão que tenha um carro, pode fazer a avaliação para saber qual o seu valor atual.

Após saber o valor do seu veículo, o proprietário estará em melhores condições para negociar com uma empresa de comércio automóvel. 

 

Quantas consultas são feitas ao site mensalmente?

O AvaliarCarro.com está a ser lançado durante o mês de setembro de 2020. Acreditamos que facilmente ultrapassaremos as 15 a 20 mil avaliações mensais.

 

Qual é a estimativa de crescimento que esperam ter até ao final de 2021?

Esperamos que, em 2020, sejam efetuadas, no site, pelo menos 15 mil avaliações mensais. Ao longo do ano de 2021, acreditamos que iremos crescer para uma média mensal mínima de 20 mil avaliações.

 

Os fabricantes de automóveis em Portugal estimavam que 2020 seria o ano em que 25% das novas vendas de carros seriam veículos eletrificados (híbridos + elétricos). No AvaliarCarro.com há muita procura por este género de carros?

Importa referir que, no nosso parque circulante, a larga maioria das viaturas ainda não é de tipologias eletrificadas e, por isso, é normal que a percentagem de viaturas eletrificadas avaliadas seja ainda reduzida.

Com o aumento das vendas de viaturas híbridas e elétricas (EV), essa percentagem terá obviamente uma tendência crescente.

 

Qual a percentagem de pesquisas que representam os veículos eletrificados (híbridos + elétricos)?

Estimamos que, atualmente, seja cerca de 3% do total das avaliações.

 

No AvaliarCarro.com quais são as principais diferenças na avaliação de um veículo com motor a combustão para um carro híbrido ou um elétrico?

O valor da avaliação é calculado com base nas transações reais ocorridas no mercado português.

Neste momento, o número de transações, em Portugal, de carros híbridos ou elétricos é bastante inferior ao número de compras e vendas de veículos com motor a combustão.

Apesar desta diferença, as estimativas serão sempre feitas da mesma forma, recorrendo ao nosso registo de transações e dados, recolhidos diariamente de mercado português.

 

Como funciona o serviço de venda e compra através do AvaliarCarro.com?

O AvaliarCarro.com está focado, essencialmente, na avaliação. Queremos providenciar uma avaliação que seja feita de uma forma objetiva, independente e profissional.

Desta forma, não temos qualquer benefício em apresentar um valor superior ou inferior ao que o carro vale. Apresentamos o valor de mercado, com base em milhares de transações que acontecem diariamente no mercado português.

No final da avaliação, só para os utilizadores que assim o desejarem, podemos colocar potenciais compradores em contacto com o proprietário da viatura. No entanto, este é um serviço opcional, que só acontece se assim for solicitado pelo utilizador.


Que garantia dá o serviço a um vendedor que vai receber uma proposta de compra no prazo de 48 horas?
O nosso objetivo é fornecer, ao proprietário do veículo, uma avaliação fidedigna, efetuada por uma entidade externa e independente, baseada na realidade do mercado português. O valor de um bem é determinado pelo mercado, segundo as leis da oferta e da procura. 


A avaliação do AvaliarCarro.com é feita com base no nosso registo de milhares de transações de veículos, que acontecem diariamente em Portugal. Utilizamos algoritmos, numéricos e estatísticos, para dizer ao proprietário quanto vale o seu carro, de acordo com os valores a que estão a ser vendidos carros iguais em Portugal, na data em que é feita a avaliação.

Oferecemos, também, ao proprietário, a possibilidade de receber, no seu e-mail, propostas de compra da sua viatura. Quando o proprietário assinala que pretende receber estas propostas, é enviado um e-mail automático para alguns operadores do setor automóvel, que, com a maior brevidade possível, contactam o proprietário por e-mail.

Ou seja, as propostas de compra dos veículos não são feitas por nós, mas sim por empresas de comércio automóvel. O proprietário poderá selecionar qual das propostas prefere.


O nosso core business são as avaliações de veículos. É aí que temos todo o nosso Know-how. O envio de propostas de compra por e-mail é um extra que proporcionamos. Apenas colocamos o proprietário em contacto com potenciais compradores. A partir daí, é tudo tratado diretamente entre o proprietário e as empresas interessadas em comprar.

 

Ao tratar-se de um serviço de consulta gratuito, qual é o modelo de negócio? Onde e como ganham dinheiro?

A avaliação é, realmente,  grátis e pressupõe que o veículo tem uma quilometragem média, anual, de acordo com o segmento a que o carro pertence. No entanto, caso o proprietário pretenda uma avaliação que inclua o valor real de quilómetros da viatura, terá de adquirir uma Ficha Técnica exata e detalhada.

Esta ficha tem um valor de avaliação ainda mais exato, de acordo com a quilometragem real do veículo. Também tem em conta o impacto dos opcionais existentes nesse veículo.


Para além da Ficha Técnica, disponibilizamos, também, Declarações de Avaliação, que podem ser encomendadas através do site. As Declarações de Avaliação poderão ser posteriormente entregues a outras entidades, tais como: seguradoras, tribunais, finanças ou alfândegas. Caso o utilizador pretenda um pacote de avaliações (várias viaturas), também disponibilizamos esse serviço.

Para adquirir qualquer um destes serviços, o utilizador deverá efetuar a avaliação gratuita online. No final dessa avaliação, irá aparecer um formulário, onde poderá selecionar qual o serviço que pretende.

 

Quais as expetativas de receitas do Avaliar Carro para 2020? E 2021?

A nossa principal atividade é a recolha de dados sobre o setor automóvel. Compilamos diariamente dados sobre todos os modelos e versões de carros existentes em Portugal. Temos uma base de dados completa e exaustiva com todos os veículos comercializados no mercado nacional. Também recolhemos dados referentes a milhares de transações de veículos no País. Com esses dados, conseguimos produzir informação (Market Intelligence) para o setor automóvel.


O AvaliarCarro.com é o nosso primeiro serviço B2C, e será complementar à nossa atividade principal. No global, temos o objetivo de faturar 50 mil euros em 2020 e 200 mil euros em 2021.

 

Qual o volume de transações totais de veículos efetuadas através do AvaliarCarro?

O AvaliarCarro.com foca-se, essencialmente, na avaliação. Não pretendemos adquirir veículos, nem é esse o nosso negócio.


De qualquer forma, consideramos que haverá uma percentagem significativa de utilizadores que, conhecendo o verdadeiro valor da sua viatura, poderão vender melhor e mais rapidamente o seu carro, através de propostas originadas no nosso site ou em outras fontes.


Estimamos que, com a ajuda do AvaliarCarro.com possam ser transacionadas 5 mil viaturas em 2020, e 20 mil no próximo ano.

 

Essas transações representam um volume de negócios transacionado de quanto?

Poderemos estimar o volume de negócio dessas transações em 45 milhões de euros, para 2020, e 170 milhões de euros, em 2021. No entanto, a nossa atividade não é (nem será) a compra e venda de viaturas.

O AvaliarCarro.com é, e continuará a ser, um avaliador de veículos, que oferece uma avaliação credível, fidedigna, e efetuada por uma entidade externa que não tem qualquer interesse em adquirir o veículo.

 

O AvaliarCarro.com tem parcerias com que sites especializados no setor automóvel?

Estabelecemos parcerias com algumas entidades, algumas ligadas ao setor da comunicação social, de forma a divulgarmos o serviço de avaliação de veículos a todos os proprietários de carros em Portugal.