A velocidade e fiabilidade das ligações de dados ou de acesso à internet tornaram-se elementos cruciais para o sucesso e a transformação digital das empresas. Ligações lentas, instáveis ou congestionadas impactam diretamente a produtividade, limitam operações, atrasam processos de digitalização, influenciando negativamente a performance das empresas e dos seus serviços digitais.
A digitalização dos negócios exige, cada vez mais, infraestruturas de rede que suportem volumes elevados de dados com baixa latência e alta disponibilidade que garantam experiências de utilização diferenciadoras, mais fiáveis e com melhor desempenho. No que diz respeito aos utilizadores, em Portugal, e de acordo com a ANACOM, o tráfego médio mensal por acesso em banda larga fixa atingiu, no final de 2024, os 319 GB, um crescimento de 9,3% face ao ano anterior. Paralelamente, 91% dos acessos de banda larga fixa apresentavam velocidades iguais ou superiores a 100 Mbps, confirmando a tendência de adoção de ligações cada vez mais rápidas.
Investir na resposta
Verifica-se a nível global uma tendência crescente para a adoção de serviços de dados e internet a velocidades muito elevadas, até 100 Gbps, por empresas e entidades com necessidades críticas de conectividade, desempenho e segurança. É o caso de empresas com elevadas necessidades de consumo de dados entre instalações críticas, como na interligação entre data centers, ou que fornecem serviços transacionais na internet.
Outra área em que a procura por estes serviços está a crescer é a das empresas líderes em conteúdos multimédia, streaming e em serviços digitais interativos, nomeadamente grandes empresas que têm sites transacionais que necessitam de elevada largura de banda para assegurar um elevado nível de experiência de utilização, mesmo durante grandes picos de afluência a esses sites. Finalmente, são de referir as necessidades das empresas e entidades que disponibilizam e utilizam serviços no âmbito das novas tendências de software as a service, como big data, inteligência artificial, cloud e edge computing.
Em Portugal
Neste mercado, o MEO Empresas é pioneiro em Portugal ao disponibilizar, já no final de 2024, o serviço Fibra Max até 100 Gbps. Trata-se de um serviço de internet de última geração suportado em fibra ótica que oferece velocidades simétricas de upload e download até dez vezes superiores às ofertas comerciais atualmente disponíveis no segmento empresarial. Uma oferta que antecipa e responde às exigências crescentes de digitalização, colaboração intensiva e acesso instantâneo a dados de forma segura e fiável nas empresas.
Em Portugal, este serviço de ultra banda larga até 100 Gbps surge como especialmente relevante para empresas e organizações que disponibilizam portais de serviços na internet com milhares de acessos simultâneos, especialmente em períodos críticos de utilização. Uma outra área relevante para este serviço é a do Comércio Eletrónico e Bilhética, que facultam marketplaces e plataformas de venda com tráfego elevado e simultâneo, onde o desempenho influencia diretamente as receitas. Também na área da Media e Entretenimento, este serviço é importante para sites de streaming, gaming e distribuição de conteúdos, onde o elevado débito e a baixa latência são vitais para a experiência do utilizador. Vale também a pena referir o caso dos eventos ao vivo, onde este tipo de ligações pode suportar transmissões em direto e suporte técnico local que tenha necessidade de elevados débitos em tempo real.
Solução avançada e dedicada
Sendo esta uma solução suportada integralmente na própria rede MEO, assegura máxima performance e fiabilidade. Para além da largura de banda, o MEO Empresas complementa esta oferta com soluções avançadas de segurança, como o serviço Anti-DDoS, que protege contra ataques volumétricos de negação de serviço em larga escala, garantindo a disponibilidade de sites críticos na internet mesmo em condições adversas. O serviço Fibra Max até 100 Gbps está ligado à rede de dados internacional MEO, com pontos de presença nos principais hubs mundiais de troca de tráfego internet, garantindo aos clientes em Portugal ligações de elevada qualidade para qualquer destino. Refira-se que este serviço está disponível nos Data Centers MEO, bem como em outras localizações empresariais no país.
O lançamento do serviço Fibra Max até 100 Gbps reflete, segundo a marca, o compromisso do MEO Empresas em oferecer soluções personalizadas e inovadoras que antecipem e acompanhem o ritmo acelerado da transformação digital nas empresas em Portugal. A marca reforça, assim, o seu posicionamento como operador líder no segmento empresarial, com experiência comprovada no apoio a grandes organizações e eventos de relevo a nível nacional.