FMI aprova sétima avaliação do programa de ajustamento

O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu esta quarta-feira a sétima avaliação do programa de ajustamento português, permitindo o pagamento de uma nova tranche de 658 milhões de euros.
Reuters
Nuno Aguiar 12 de Junho de 2013 às 17:22

Este é um dos pontos finais no mais difícil exame regular que Portugal já teve de enfrentar e que se arrasta há mais de três meses. O outro será colocado apenas pelo Eurogrupo e pelo ECOFIN a 20 e 21 de Junho. 

PUB

 

"O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu hoje a sétima avaliação do desempenho de Portugal no contexto do programa económico apoiado por um acordo trienal ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado", pode ler-se no comunicado enviado há minutos pelo FMI, no seguimento da reunião desta tarde em Washington.

PUB

 

Esta aprovação permite o pagamento de uma tranche no valor de 658 milhões de euros, elevando para 22,6 mil milhões os desembolsos já realizados pelo Fundo a Portugal.

PUB

 

O Conselho de Administração refere também ter aprovado um pedido do Governo para flexibilizar o critério de avaliação previsto para Junho de 2013.

PUB

 

Recorde-se que, ao contrário da Comissão Europeia, que deu o aval político à sétima avaliação ainda antes de ela estar concluída formalmente, Washington tinha mantido o silêncio sobre a mesma.

 

PUB

Desde 25 de Fevereiro, dia em que os técnicos da troika chegaram a Lisboa, muito mudou no plano interno e externo. Dentro de portas, a coligação está hoje numa situação mais frágil, Portugal tem mais tempo para cumprir as metas do défice, o Tribunal Constitucional voltou a chumbar artigos do Orçamento do Estado, Portugal regressou aos mercados e o Governo apresentou um novo orçamento.

Pub
Pub
Pub