Revista de imprensa diária
"Banqueiros são criticados pelos políticos porque isso rende votos" (Jornal de Negócios) O presidente do BES não acredita que o BPP seja viável e defende que decisão sobre o BPN cabe à CGD. Ricardo Salgado volta a defender o Banco de Portugal e compreende as críticas à banca já que "houve muitos erros cometidos por banqueiros". Perdas da TAP atingiram os 320,6 milhões em 2008 (Jornal de Negócios) Que 2008 tinha sido um ano difícil para a TAP já o seu presidente tinha alertado, ao dizer que a companhia não iria conseguir escapar aos prejuízos. No entanto, ainda não se sabia qual a dimensão dessas perdas. Agora, com a divulgação dos resultados pela sua única accionista (Parpública) é possível observar que ultrapassaram em mais de 100 milhões as previsões negativas iniciais.
Governo admite alterar cálculo das pensões (Diário Económico) Perante a previsão de descida da inflação, o ministro Vieira da Silva admite rever a fórmula de actualização das pensões. De outra forma, as reformas vão sofrer uma quebra nominal em 2010.
PUB
BPP promete pagar aos clientes em 2019 (Diário Económico) A administração do Banco Privado Português (BPP) já tem definidas as linhas orientadoras da solução para os clientes de retorno absoluto. Adão da Fonseca propõe a criação de um fundo de investimento com os activos em causa - com uma maturidade de 10 anos - e prontifica-se a que o banco cubra a diferença, caso a evolução desse fundo não permita pagar tudo o que foi prometido.
Empresa de Ludgero tem quebras de 40 por cento nas encomendas e faz lay-off parcial (Público) A administração da Cifial, propriedade de Ludgero Marques, ex-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), pretende colocar cerca de 190 trabalhadores da Cifial Ferragens e da Cifial Torneiras - que, no conjunto, empregam 370 funcionários - em formação profissional quatro tardes por semana, ao longo de três meses..
PJ faz novas buscas à sede do BPN e à residência de autarca de Coimbra (Público) O inquérito à gestão de Carlos Horta e Costa nos CTT deve ter despacho final no próximo mês, mas ontem ainda houve quatro buscas: duas em Lisboa, na sede do BPN e na corretora Fincor; e outras tantas em Coimbra, no domicílio e no gabinete de Marcelo Nuno, vereador da câmara municipal e ex-presidente da Comissão Política concelhia do PSD. Marcelo Nuno é um dos cerca de 30 arguidos do inquérito, juntamente com outro conhecido político local, Luís Vilar, vereador há mais de uma década e que foi líder concelhio do Partido Socialista.
PUB
Clientes do BPP entre a 'melhor fortuna' e a insolvência (Diário de Notícias) A administração do Banco Privado Português (BPP) está a confrontar os clientes de produtos de retorno absoluto com duas únicas soluções para os seus activos: ou trocam a garantia das suas aplicações pela recuperação do banco ou é a insolvência.
Só Europa do leste tem crianças mais pobres que Portugal (Diário de Notícias) Estudo revelado ontem pelo Banco de Portugal revela que existiam, em 2006, 300 mil crianças pobres. O nosso país é também o quarto da Europa com maior percentagem de crianças carenciadas (24%), apenas é ultrapassado pelos países do Leste (Roménia, Lituânia e Polónia). Ministro do Trabalho admitiu que situação pode agravar-se com a actual crise.
Mais lidas
O Negócios recomenda