Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 16 de Novembro de 2009 às 08:42

Fim dos planos de apoio à economia ditam rumo das bolsas (Jornal de Negócios) A inevitável retirada dos programas de estímulo económico dos mercados parece estar cada vez mais próxima. No centro do debate financeiro, os especialistas são unânimes: os governantes têm que ser certeiros no momento de saída, caso contrário poderão afectar a recuperação dos mercados. Para Miguel Athayde Marques, as autoridades precisam ser "muito cautelosas" na retirada dos apoios, pelo que "vamos caminhar numa linha muito fina".

Poupar a pensar no futuro (Jornal de Negócios) Uma das últimas propostas lançadas pelo Executivo de José Sócrates antes das eleições legislativas de Setembro tem a ver com a criação de uma conta poupança na altura do nascimento de novos bebés, com um capital inicial de 200 euros, estimulando a necessidade de fazer um "pé de meia" para o futuro. Uma ideia para a qual a banca há muito despertou, com a comercialização de produtos à medida. Mas que nem sempre são a melhor solução.

PUB

Governo sobe valor do défice para próximo dos 7% (Diário Económico) O Governo vai rever o défice orçamental para este ano e o novo valor deverá fixar-se aproximadamente nos 7%, apurou o Diário Económico. Com o fim do ano a aproximar-se e os dados da execução orçamental de Outubro a serem divulgados na sexta-feira, Teixeira dos Santos deverá "afinar" esta semana a última previsão do Executivo.

PGR decide sobre novas escutas a Sócrates até final desta semana (Diário Económico) A decisão do PGR e do Supremo Tribunal sobre o destino a dar às novas certidões do processo Face Oculta, que contêm mais cinco escutas de conversas telefónicas entre José Sócrates e Armando Vara, vai ser tomada até sexta-feira.

Há 243 mil famílias em Portugal sem acesso a contas bancárias (Público) Há 243 mil famílias em Portugal que não têm nenhuma conta bancária, o que corresponde a 6,3 por cento do total de agregados familiares - são os excluídos do sistema financeiro com impactos sociais. De acordo com o INE, que recolheu estes dados no âmbito de um inquérito sobre as condições de vida e rendimento dos portugueses, 71 por cento destas famílias afirmaram que não tinham contas bancárias por não precisarem, preferindo fazer as suas transacções em dinheiro.

PUB

Ordem para destruir escutas a Sócrates ainda não foi cumprida (Público) A ordem de destruição dos CD com as gravações das conversas telefónicas entre Armando Vara e o primeiro-ministro, José Sócrates, não foi ainda cumprida.

PSP ganha menos de metade que PJ ou SEF (Diário de Notícias) Um agente que entrou na PSP há dez anos com habilitações literárias ao nível do 12º ano ganha agora, ao final do mês, menos de metade do ordenado de um inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou da Polícia Judiciária (PJ) com qualificações iguais.

Rota Porto-Faro dinamiza escapadinhas de Outono (Jornal de Notícias) Em três semanas de operação, a rota Porto-Faro, inaugurada pela Ryanair a 26 de Outubro, já demonstra ser um êxito. 80% de ocupação nos quatro voos semanais representam já 3600 passageiros transportados a uma tarifa média de 32 euros.

PUB

Patrões querem alargamento do subsídio de desemprego (Jornal de Notícias) As confederações patronais querem o alargamento do subsídio de desemprego aos empresários ainda este ano e o adiamento do código contributivo para 2011, aproveitando a reunião de terça-feira no Ministério do Trabalho para defender estas ideias.

Escutas. Governo dividido sobre "espionagem política" do MP (i) O ministro da Justiça tinha o rosto fechado quando respondeu aos seus colegas de governo: o Ministério Público "sabe exercer as suas funções com competência". Alberto Martins demarcava-se assim da tese Vieira da Silva/Santos Silva segundo a qual o primeiro-ministro está a ser vítima de "espionagem política" por parte da investigação criminal. Num ápice, o titular da Justiça recusou sustentar a "teoria da cabala", versão segunda (a primeira surgiu a propósito da Casa Pia).

Saiba como organizar o seu orçamento familiar (i) A família paga seis mil euros de prestações por mês. O casal só tem um filho e recebe todos os meses 2500 euros de ordenados. Naturalmente, acumulou uma dívida de 150 mil euros em cartões de crédito e crédito pessoal. Não é crédito à habitação, nem do carro. Apenas despesas pontuais, como o tal LCD que fazia mesmo falta. Este é o retrato de mais uma família que deixou de controlar as contas, e as despesas passaram a controlar a família.

PUB

PGR evita recurso das escutas (Correio da Manhã) Pinto Monteiro, procurador-geral da República, deixou passar o prazo para recorrer para o Tribunal Constitucional da nulidade das escutas invocada por Noronha Nascimento. O despacho do presidente do Supremo a dizer que seis conversas entre Vara e Sócrates devem ser destruídas é datado de 3 de Setembro, mas Pinto Monteiro só notificou a Procuradoria Distrital de Coimbra do teor da decisão a 30 de Outubro (dois dias depois da operação ‘Face Oculta’ ter sido desencadeada pela PJ). Nessa altura, há muito que tinham passado os vinte dias de que o MP dispunha para contestar a decisão.

Tribunal embarga obra do Túnel do Marão (Correio da Manhã) A construção do Túnel do Marão, a nova auto-estrada que iria ligar Amarante a Vila Real, está parada desde o fim da semana passada. Em causa está uma providência cautelar apresentada pela empresa Água do Marão, que alega que a nascente de onde provêm a água está a ser contaminada pelos materiais utilizados na construção da auto-estrada.

Pub
Pub
Pub