Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 13 de Outubro de 2008 às 09:07

Portugal deve ter vários planos de contingência preparados (Jornal de Negócios) Os radares estão todos ligados e, mesmo que a banca nacional ainda não surja a piscar a vermelho nos ecrãs de alerta internacionais, os riscos para as instituições portuguesas agravaram-se consideravelmente nos últimos dias.

Bancos aplaudem plano de garantias do Governo de 20 mil milhões (Jornal de Negócios) O Governo vai prestar garantias, até 20 mil milhões de euros, aos bancos que precisem disso para obterem financiamento junto de outras instituições bancárias. Em caso de incumprimento por parte de um banco avalizado, o Estado poderá converter esse valor em capital entrando como accionista, apurou o Negócios.

PUB

Senhorios e inquilinos vão ter mais incentivos fiscais (Diário Económico) O Governo vai apresentar, no Orçamento para 2009, um pacote de medidas para relançar o arrendamento e a reabilitação urbana, que passa por isenções de IMI e IMT e redução de IRS e IRC para inquilinos e proprietários.

Estado dá aval à banca para facilitar crédito às empresas (Diário Económico) Governo cria linha de 20 mil milhões para garantir acesso da banca a financiamento. Crédito às empresas e famílias pode ficar mais fácil.

Europa adopta finalmente um plano comum de resposta à crise (Público) Os países da zona euro adoptaram ontem um plano comum de resposta à crise financeira esperando conseguir atacar a raiz do problema e incitar os bancos a retomar o crédito entre si, às empresas e aos particulares..

PUB

"O sistema financeiro caiu como um castelo de cartas" (Público) A crise só termina quando as pessoas voltarem a confiar na banca, diz o ex-vice-presidente da Goldman Sachs

Bancos começam hoje a usar 'aval' do Estado (Diário de Notícias) Governo deu garantias no valor de 20 mil milhões de euros à banca nacional para que consiga dinheiro para as "famílias e empresas", numa operação concertada com a UE. Hoje, Paris, Londres, Bona e Roma anunciam os planos de resgate bancários. Nacionalizações, trocas de títulos e garantias são as medidas

Fnac vai abrir mais cinco lojas em Portugal até 2011 (Diário de Notícias) A Fnac, detida pelo grupo Pinault- -Printemps, tem como objectivo chegar a 2011 com um total de 20 lojas no mercado português, mais cinco do que tem hoje. O investimento total ascenderá a mais de 17,5 milhões de euros, já que cada nova unidade deverá absorver em média 3,5 milhões.

PUB

Crédito à habitação cai mais de 17% (Diário de Notícias)Após vários anos em expansão, o mercado da habitação está agora a regredir. O número de contratos para compra de casa no segundo trimestre do ano caiu 17,8% em relação ao mesmo período de 2007, mostram dados da Direcção-Geral do Tesouro. Houve menos casas vendidas no Verão de 2008, fruto da actual crise e da saturação do sector da construção.

Pub
Pub
Pub