O dia num minuto: Dívida, investimento, apostas e as críticas do Papa à elite de Davos
Portugal coloca mais dívida que o previsto. O Estado conseguiu colocar esta quarta-feira, 20 de Janeiro, 1,8 mil milhões de euros no leilão de bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses, segundo o IGCP. O valor é superior ao montante indicativo para a operação que ia até 1,5 mil milhões de euros. No prazo a seis meses o montante colocado foi de 550 milhões de euros, com uma taxa média ponderada de -0,013%. O Estado conseguiu manter os juros negativos nesta maturidade. Na última operação comparável, realizada em Novembro, o juro foi de –0,018%. A procura pelos títulos a seis meses superou em 2,35 vezes a oferta. Em Novembro, este rácio tinha sido de 2,72 vezes.
PUB
Caldeira Cabral, os descontentes e o investimento. Manuel Caldeira Cabral considera normal que alguns investidores financeiros estejam descontentes com processo do Novo Banco e tenham feito "algum alarido na imprensa internacional". Apesar destes sinais, o governante está confiante que o investimento estrangeiro não vai diminuir. O ministro da Economia fez estas declarações à margem da apresentação oficial do Altice Labs, centro de investigação do grupo que vai ter o quartel-general em Aveiro, que foi apresentado esta quarta-feira, 20 de Janeiro. Manuel Caldeira Cabral sublinhou que não espera uma queda do investimento estrangeiro em Portugal. Aliás, de acordo com o governante, "nas próximas semanas, vamos ter vários exemplos de investimentos estrangeiros em Portugal, de empresas que mantêm a confiança não só no Governo e nas instituições portuguesas, mas nos trabalhadores".
Governo admite partilhar gestão da TAP. O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, sublinhou esta quarta-feira no Parlamento que o Governo admite partilhar a gestão da TAP com a Atlantic Gateway, com que tem estado a negociar a recuperação da maioria do capital da companhia aérea para o Estado. "Encaramos com normalidade a partilha da gestão com o consórcio privado", afirmou o ministro na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. Na sua intervenção inicial, Pedro Marques realçou a perenidade do "hub" de Lisboa e os voos da TAP para a lusofonia como sendo razões essenciais para que o Estado seja maioritário no capital da TAP e "continue a ter uma palavra a dizer".
PUB
Apostem na descida das obrigações portuguesas, diz o Natixis.
Facebook vai ajudar a medir audiências de televisão. A empresa de estudos de mercado Nielsen vai passar a utilizar os comentários e apreciações dos utilizadores da Facebook sobre programas televisivos na sua metodologia de medição das audiências das cadeias de televisão. O anúncio da parceria com a rede social foi feito esta quarta-feira, permitindo incluir as opiniões dos seus utilizadores sobre programas de televisão no sistema de medição de audiências. A nova ferramenta, designada "Social Content Ratings", também vai integrar as opiniões dos espectadores no Twitter, que já são monitorizadas há três anos. O serviço será lançado no primeiro semestre deste ano e estará disponível em quatro mercados: EUA, México, Itália e Austrália.
Dona do Meo de olho nos media. O fundador da Altice, Patrick Drahi, admitiu que está interessado em activos de media portugueses. "Estamos a olhar para activos de media portugueses", Drahi, fundador e "chairman" da Altice, à margem do evento de apresentação do Altice Labs, em Aveiro. O gestor explicou que em todos os países onde são líderes ou ocupam o segundo lugar do mercado de telecomunicações, o grupo tem activos de media. Por isso, sendo a PT Portugal líder em Portugal, é uma estratégia para ser seguida também em relação aos media portugueses, revelou.
PUB
A perplexidade do "chairman" da Bial. O "chairman" da Bial, Luís Portela, reiterou esta quarta-feira, 20 de Janeiro, que a farmacêutica portuguesa continua sem conhecer as causas que levaram à morte do voluntário que participava no ensaio clínico de uma nova molécula e obrigaram outros cinco a ser hospitalizados, em França. Nas suas primeiras declarações sobre o sucedido, Luís Portela, que liderou a farmacêutica entre 1979 e 2011, quando passou a presidente não-executivo, sublinhou que "até hoje não sabemos, não conhecemos as causas" da morte ocorrida no domingo. E destacou que aos "cerca de 100 primeiros voluntários envolvidos" nestes ensaios, "nada aconteceu". Só "agora, de repente", houve manifestações adversas.
Papa diz que líderes de Davos criaram pobreza. O Papa Francisco disse esta quarta-feira à elite que se reúne em Davos que deve considerar a sua própria responsabilidade na criação de pobreza e pediu que não se ignore o choro dos mais pobres. Numa mensagem lida por um cardeal de topo do Vaticano em Davos, o Papa Francisco decidiu colocar o dedo na ferida e exigir responsabilidades a empresários, líderes políticos, investigadores, empreendedores e activistas que compõem a restrita elite convidada a estar presente na 46.ª edição do Fórum Económico Mundial. Francisco – que fez da defesa dos mais pobres um dos bastiões do seu papado – disse aos presentes que "chorar pela dor dos outros não significa somente partilhar do seu sofrimento, mas também, e acima de tudo, permite compreender que as nossas próprias acções são a causa da injustiça e da desigualdade".
Morreu o arquitecto Nuno Teotónio Pereira. O arquitecto Nuno Teotónio Pereira, de 93 anos, uma das mais destacadas figuras do urbanismo e da habitação em Portugal, morreu esta quarta-feira, em Lisboa. Nascido em Lisboa, em 1922, formou-se em arquitectura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, foi autor e co-autor de dezenas de projectos e também um histórico defensor de direitos cívicos e políticos durante o regime salazarista. Em Abril de 2015, Nuno Teotónio Pereira foi distinguido com o Prémio Universidade de Lisboa 2015, pelo exercício "brilhante" na área da arquitectura e como "figura ética".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais IGCP bilhetes do tesouro Manuel Caldeira Cabral Novo Banco TAP Pedro Marques aviação Atlantic Gateway Natixis Nielsen Facebook televisão media Meo Patrick Drahi Altice Bial Luís PortelaMais lidas
O Negócios recomenda