BE exige que Governo faça auditoria a Novo Banco para aprovar Orçamento
O Bloco de Esquerda faz depender a viabilização do Orçamento do Estado do fim das transferências para o Novo Banco e da realização de uma auditoria feita por instituições públicas, adiantou hoje a coordenadora do partido, Catarina Martins.
PUB
Numa entrevista ao jornal Expresso, Catarina Martins considera "uma irresponsabilidade" o Orçamento para 2021 prever continuar a fazer transferências para o Novo Banco, por entender que a gestão do banco "está a lesar o interesse público em milhões e milhões de euros".
"A proposta do BE é esta: não há nenhuma injeção no Novo Banco e faz-se uma auditoria com uma comissão pública com vista ao processo de denúncia do contrato com a Lone Star", disse Catarina Martins, na entrevista ao Expresso.
A coordenadora do Bloco de Esquerda considera existirem no Banco de Portugal, na Inspeção-Geral das Finanças e no Tribunal de Contas "técnicos e capacidade para criarem uma comissão para essa auditoria".
PUB
Na mesma entrevista ao semanário, Catarina Martins afirma ser "óbvio que o Fundo de Resolução tem de ser demitido", por ter feito "tudo o que a Lone Star queria" e permitir que o Estado seja "roubado em milhares de milhões de euros".
Saber mais sobre...
Saber mais Catarina Martins Bloco de Esquerda Orçamento do Estado António Costa Novo Banco auditoriaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda