Confiança da indústria automóvel alemã cai em agosto por falta de "chips"
As interrupções no fornecimento de "chips" para o setor automóvel alemão fizeram cair a confiança de produtores e fornecedores, de 56,4 pontos em julho, para 28,8 pontos em agosto, segundo o Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo).
PUB
A indústria automóvel na Alemanha, uma das mais importantes para a economia da zona euro, registou em agosto o menor nível de confiança desde abril, de 28,8 pontos, o que Oliver Falck, diretor do Ifo, considera "mostrar que a indústria automóvel ainda sofre interrupções no fornecimento de produtos, principalmente "chips"".
No entanto, segundo os dados do Ifo, os planos de produção aumentaram de 24,3 pontos, para 34,8 pontos em agosto, e as expectativas de exportação também melhoraram, de 8,6 pontos em julho, para 15,1 pontos em agosto.
PUB
Já a procura caiu para 6,7 pontos em agosto, depois dos 24,8 pontos do mês anterior, e as expectativas de emprego entraram em terreno negativo, caindo de 6,2 pontos para -5 pontos.
"Essas flutuações refletem a profunda mudança estrutural na indústria automóvel", concluiu Oliver Falck.
PUB
Fundamentais para fazer funcionar os automóveis, os semicondutores estão presentes em equipamentos de segurança e entretenimento a bordo, mas são produzidos por poucos produtores, mesmo que gigantes, que têm sido afetados por situações inesperadas como a pandemia ou catástrofes naturais.
Saber mais sobre...
Saber mais Alemanha indústria automóvel Instituto de Investigação Económica crise dos chipsAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda