Desvalorização do bolívar provoca descida nos juros das obrigações da Venezuela
As obrigações denominadas em dólares, com maturidade em 2027, avançaram 5,55 cêntimos de dólar, para 84,75 cêntimos em Nova Iorque, segundo a Bloomberg que cita dados da JPMorgan Chase. Com a subida do preço, a taxa de retorno das obrigações desceu 0,88 pontos percentuais, para 11,25%. Esta é a menor taxa de retorno desde 2008.
“O anúncio é enormemente positivo para os activos da Vanezuela”, disse o analista do Barclays Capital, Alejandro Grisanti numa nota de investimento citada pela Bloomberg. “É um sinal do presidente Chavez da sua disponibilidade para pagar, ao mesmo tempo que aumenta a sua capacidade de pagar”, o que leva o analista do banco de investimento a manter a sua recomendação de “overweight”, para a dívida pública do país.
PUB
A desvalorização vai cortar o défice em metade, dando ao governo mais bolívares por cada dólar de receitas de exportações da petrolífera controlada pelo Estado, Petróleos da Venezuela, disse o analista do RBS Securities, Boris Segura à Bloomberg.
Com esta decisão o défice deve ficar em 3,2% do produto interno bruto da Venezuela, em vez dos 7,4% para que apontava anteriormente a estimativa do RBS.
Ainda assim, Chavez corre o risco de criar uma subida da inflação e da corrupção, segundo disse o líder do Centro do Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard, Ricardo Hausmann, à Bloomberg. Hausmann serviu o governo da Venezuela, na área do planeamento, durante os anos 90.
PUB
O país já se debate com inflação galopante, a sua taxa de inflação de 27% ao ano e a mais elevada das economias acompanhadas pela Bloomberg. O actual ministro das Finanças do país, Ali Rodriguez, que apontava para uma taxa de inflação na ordem dos 20% a 22%, já disse que a decisão pode implicar um aumento na ordem dos 5 pontos percentuais.
Para conter a inflação, Chávez ameaçou ontem tomar o controlo de quaisquer negócios comerciais que aumentassem os preços.
O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda