EUA criam 139 mil empregos em maio. Taxa de desemprego manteve-se inalterada
A economia norte-americana gerou 139 mil empregos em maio, um valor que fica acima dos 130 mil novos postos de trabalho esperados pelos analistas, apesar de representar um decréscimo em relação aos 147 mil criados no mês anterior, indicou esta sexta-feira o Departamento de Estatísticas do Emprego dos EUA.
A taxa de desemprego manteve-se inalterada nos 4,2%, em linha com aquela que era a expectativa do mercado.
PUB
Apesar de a criação de emprego ter ficado acima das previsões, o mercado laboral da maior economia mundial continua a dar sinais de enfraquecimento, dando mais força a uma eventual descida das taxas diretoras pela Reserva Federal (Fed) norte-americana.
Além disso, os números aumentam a pressão sobre Donald Trump, que enfrenta a frustração dos eleitores norte-americanos em relação à economia, numa altura em que o Presidente norte-americano tem pressionado o presidente da Fed, Jerome Powell, para flexibilizar as taxas de juro.
Os setores com maior criação de emprego foram os cuidados de saúde e o lazer e hotelaria. Por outro lado, o emprego na indústria transformadora sofreu uma contração.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empregador Emprego Desemprego Empregado Estados Unidos Jerome Powell Donald TrumpGaza e as duas claques
A aversão europeia ao risco
Mais lidas
O Negócios recomenda