Eusébio é a 12ª personalidade trasladada para o Panteão
A cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão decorreu esta sexta-feira, 3 de Julho de 2015. O futebolista é assim a 12ª personalidade a repousar na Igreja de Santa Engrácia, depois do Parlamento nacional ter aprovado no ano passado a trasladação do seu corpo.
PUB
A atribuição de honras de Panteão é uma competência da Assembleia da República (AR) por iniciativa dos deputados, aos quais cabe votar a decisão final. De acordo com a Lei, tais honras "destinam-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade".
PUB
PUB
Distinguir cidadãos pelos serviços prestados ao País.
PUB
Perpetuar a memória
As honras do Panteão destinam-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País.
PUB
Iniciativa do Parlamento
São os deputados que tomam a iniciativa e que no final votam uma resolução a fundamentar.
PUB
Um ano depois da morte
A lei estipula que as honras do Panteão não podem ser concedidas antes de passado um ano sobre a morte dos cidadãos distinguidos.
Mais lidas
O Negócios recomenda