FMI disponível para ouvir "novas ideias" do próximo Governo grego

Christine Lagarde diz que o FMI vai sentar-se à mesa com o próximo governo grego, qualquer que ele seja, estando disponível para ouvir as suas ideias.
Negócios com Bloomberg 22 de Maio de 2012 às 11:11

“Empenhamo-nos sempre nas negociações” e o FMI “nunca sai da mesa” das negociações, afirmou Lagarde em Londres citada pela Bloomberg. Numa conferência após um encontro com ministro das Finanças britânico, George Osborne, a directora-geral do FMI assegurou também que está disponível para ouvir as ideias do próximo Governo grego.

“Se algum governo democraticamente eleito na Grécia tiver melhores ideias” de como alcançar as metas que são impostas pelo FMI, então “fico muto contente de os ouvir”, afirmou a mesma responsável.

PUB

A Grécia vai ter novas eleições a 17 de Junho, sendo que o próximo executivo Governo terá que implementar as medidas impostas pelo FMI e Comissão Europeia, para que o país continue a receber financiamento externo.

A Nova Democracia e o Pazok são favoráveis ao último memorando de entendimento, embora admitam que o pretendem renegociar. Já o Syriza, segundo partido mais votado nas últimas eleições e que lidera muitas sondagens para o próximo sufrágio, não pretende implementar o que está inscrito no memorando, caso venha a liderar o próximo Executivo helénico.

Lagarde reforçou que na Grécia é necessário implementar “grandes reformas” estruturais. “A consolidação orçamental que foi implementada é notável”, mas “temos que olhar para os números. Há ainda trabalho a fazer. Os impostos têm que ser cobrados e os funcionários públicos têm que melhorar a sua eficiência”, disse Lagarde, avisando que “sob qualquer outro regime, as mesmas reformas têm que ser feitas”.

PUB

A directora-geral do FMI falou também sobre a Zona Euro como um todo, afirmando que “tem que ser feito mais na estratégia de impulsionar o crescimento, em particular através de reformas estruturais”.

Saber mais sobre...
Saber mais FMI Grécia Lagarde
Pub
Pub
Pub