Governo aprova apoio de 100 milhões para zonas afetadas por incêndios
O Conselho de Ministros aprovou medidas de apoio e recuperação dos danos causados pelos incêndios de 16 a 19 de setembro, confirmou ao Negócios fonte do Governo. Em causa estão 100 milhões de euros, segundo indicou o ministro da Coesão Territorial à RTP na quarta-feira à noite.
PUB
De acordo com Manuel Castro Almeida, o dinheiro vai começar a chegar nas próximas três semanas. O valor é um adiantamento em relação aos 500 milhões de euros do fundo de coesão anunciados pelo primeiro-ministro para cobrir os prejuízos dos incêndios florestais, que não vão poder ser usados no imediato.
Estas medidas vão ser apresentadas durante o "briefing" do Conselho de Ministros, que acontece esta quinta-feira pelas 16h.
PUB
Na terça-feira, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, garantiu que todas as pessoas afetadas pelos incêndios florestais na última semana "não serão esquecidas nem abandonadas", mas não se comprometeu com prazos.
Nove pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas em consequência dos incêndios que atingiram na passada semana sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabilizou oficialmente cinco mortos nos fogos. Os incêndios florestais consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal quase 147.000 hectares, a terceira maior da década, segundo o sistema europeu Copernicus. *com Lusa
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabilizou oficialmente cinco mortos nos fogos.
PUB
Notícia atualizada
Mais lidas
O Negócios recomenda