Há menos 2.800 caixas multibanco desde os anos da troika
Em média o país perdeu 467 caixas multibanco por ano desde 2011, quando chegou a troika. No total são 2.800 a menos, de acordo com contas do Banco de Portugal divulgadas esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias.
PUB
De fora desta contabilidade estão as novas caixas de levantamento automático da rede Euronet, que, também segundo o jornal, detém neste momento mais de 300 caixas ATM, sobretudo nos centros urbanos de maior dimensão e que visam em especial prestar serviços aos turistas.
PUB
A Euronet tem uma forma diferente de actuar nas suas máquinas ATM, uma vez que estas reconhece os cartões como sendo de crédito e não de débito, como faz o Multibanco. Isso quer dizer que, sem se aperceberem, os consumidores podem estar a efectuar operações de "cash advance" que, consoante a política de preços praticadas pelos respectivos banco, pode sair cara.
PUB
Segundo um especialista da Deco citado pelo Jornal de Notícias, as comissões de cash advance podem rondar os 4% mais uma percentagem do montante movimentado e, ainda, imposto do selo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco de Portugal Deco Jornal de Notícias Euronet Multibanco economia negócios e finanças2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda