Marcelo Rebelo de Sousa teve alta hospitalar. "O SNS está de parabéns", disse à saída

Após dois dias de internamento no Hospital de São João, onde foi operado, o Presidente da República disse ter atestado "excelência do serviço nacional de saúde".
Marcelo Rebelo de Sousa, com poderes limitados, enfrenta negociações do Orçamento do Estado
José Sena Goulão/Lusa
Inês Santinhos Gonçalves 12:53

O Presidente da República já teve alta hospitalar, depois de ter estado dois dias internado no Hospital de São João, no Porto, após ser operado a uma hérnia encarcerada. 

À saída, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ao hospital e aos seus 8.500 trabalhadores pela "forma tão competente, eficiente, tão dedicada, tão acolhedora como me receberam e trataram". "É uma prova de excelência do hospital e do serviço nacional de saúde. O SNS está de parabéns", afirmou, sublinhando que já recorreu várias vezes ao serviço nacional de saúde.

PUB

"Os portugueses devem uma função inestimável ao serviço nacional de saúde e por isso se diz muitas vezes que é uma grande conquista da democracia. Mas que precisa de ser renovada, e alimentada e apoiada", frisou.

O chefe de Estado justificou o ligeiro atraso nas declarações à imprensa com, entre os outros motivos, ter ficado a "tirar umas selfies".

Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que se sente "francamente bem", tendo continuado a trabalhar no hospital, depois de uma operação "muito rápida e eficaz". "É uma situação congénita, de família, o tropismo para hérnias intestinais. Já o meu pai tinha, a minha filha tem. Eu, como sabem, é a quarta hérnia operada, esta inesperdamente", explicou.

PUB

O Presidente diz ter aproveitado o tempo para "promulgar alguns diplomas", mas viu-se obrigado a adiar duas visitas de Estado - uma a Espanha, este mês, que passou para fevereiro, e outra ao Vaticano, onde ia ser recebido pelo Papa e que não tem ainda nova data. 

Notícia atualizada

Pub
Pub
Pub