Meloni e Von der Leyen discutem com João Lourenço planos de cooperação com África
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, copresidem na sexta-feira em Roma a uma cimeira sobre a cooperação com África, que estará representada pelo Presidente angolano, João Lourenço.
A cimeira, intitulada "O Plano Mattei para África e o Portal de Entrada Global: Um esforço comum com o continente africano", juntará a chefe de Governo de Itália, a presidente do executivo comunitário, o Presidente de Angola, também presidente em exercício da União Africana (de fevereiro passado até fevereiro do próximo ano), líderes da Zâmbia, República Democrática do Congo e Tanzânia, e ainda instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
PUB
O objetivo da cimeira é fortalecer as parcerias com África, criando condições que reduzam a migração forçada e promovam o desenvolvimento sustentável, alinhando duas estratégias: o chamado Plano Mattei, proposto por Itália no ano passado, e a iniciativa «Global Gateway» (Portal de Entrada Global), da União Europeia, ambos focados em projetos conjuntos com países africanos nas áreas da energia, agricultura, educação e formação profissional.
O Plano Mattei - nome da estratégia em homenagem a Enrico Mattei, fundador da Eni (o gigante estatal italiano da energia), que nos anos 50 defendeu uma relação de cooperação com os países africanos que passava por ajudá-los a desenvolver os seus recursos naturais -- foi formalizado numa cimeira em Roma em janeiro de 2024, numa altura em que Itália presidia ao G7, e conta com um orçamento de 5,5 mil milhões de euros entre créditos, doações e garantias.
Entre as principais iniciativas deste plano conta-se o Corredor do Lobito, uma estrutura ferroviária de 830 quilómetros que ligará o porto da cidade de Angola que lhe dá o nome à República Democrática do Congo e à Zâmbia, criando um centro logístico regional para o transporte de minerais e produtos agrícolas.
PUB
O «Global Gateway», lançado em 2021, é um pacote de investimento de 150 mil milhões de euros que visa impulsionar os investimentos sustentáveis com base nas prioridades e necessidades dos países africanos.
A Comissão Europeia entende que o plano italiano pode ser articulado e complementar à sua iniciativa, sendo um dos objetivos da cimeira de Roma "consolidar a sinergia" entre as duas estratégias a "aprofundar a via operacional" para o avanço de iniciativas conjuntas, de acordo com fontes do Governo italiano.
Apenas dois dias depois de participar nesta cimeira em Roma -- que terá lugar a partir das 11:00 locais (10:00 de Lisboa) -, o Presidente angolano, João Lourenço, será o anfitrião, em Luanda, da 17.ª edição da Cimeira Empresarial EUA-África, o mais importante fórum de negócios entre os Estados Unidos e o continente africano.
PUB
Num fórum que decorrerá entre domingo e quarta-feira, e que terá também o Corredor do Lobito entre os temas em destaque, são esperados mais de 1.500 participantes, incluindo chefes de Estado, primeiros-ministros, ministros africanos, altos responsáveis da administração norte-americana e líderes empresariais dos dois continentes.
Saber mais sobre...
Saber mais Orçamento Agricultura Transporte ferroviário Investimentos África João Lourenço Giorgia Meloni Enrico Mattei Roma Itália Fundo Monetário Internacional Comissão Europeia Zâmbia Banco Mundial G7 Banco Africano de Desenvolvimento União Africana União EuropeiaMais lidas
O Negócios recomenda