PJ deteve 10 suspeitos de fraude no SNS em "Operação Remédio Santo"
Em comunicado, refere que no decurso da operação foram detidas 10 pessoas ligadas à actividade médica e farmacêutica e apreendido diverso material relacionado com a prática da actividade criminosa em investigação e outro obtido com recurso aos proventos daí resultantes, como sejam viaturas de gama alta.
PUB
Segundo a SIC Notícias, o valor já apurado da alegada burla, que envolve dezenas de farmácias, é de 10 milhões de euros, mas as autoridades estimam que possa chegar aos 50 milhões.
O canal de notícias adianta que entre os detidos estão dois médicos, quatro delegados de informação médica e um funcionário de laboratório. Segundo a Sic Notícias, o esquema passaria pela prescrição de medicamentos caros a doentes que não precisavam deles, nem sabiam das receitas. Os fármacos eram entregues nas farmácias, o Estado pagava a comparticipação e os medicamentos voltavam à origem, para serem vendidos de novo.
Acrescenta a PJ que os detidos serão presentes às Autoridades Judiciárias competentes no dia de amanhã, tendo em vista o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coacção.
PUB
A investigação foi conduzida através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
Mais lidas
O Negócios recomenda