Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

As lições do ataque ao Nord Stream

04.10.2022

Portugal, país fronteiro do eixo atlântico, poderá assumir um papel relevante na coordenação e monitorização da enorme quantidade de cabos de comunicações submarinos que passam ao largo do nosso triângulo estratégico atlântico (continente – Açores – Madeira).

As cicatrizes do Mediterrâneo Oriental

20.09.2022

Os ventos que sopram do Leste europeu não têm sido dos melhores. O atual conflito na Ucrânia tem modificado a ordem internacional vigente para um formato ainda em evolução. Os atores regionais vão ajustando as suas estratégias por forma a minimizar danos económicos e consequências políticas. Um ator que tem ganho uma relevância incontestável neste conflito é a Turquia.

A segurança global depois de Fukushima

16.08.2022

O recente anúncio por parte da Autoridade Reguladora de Energia Atómica do Japão, em autorizar o despejo no mar de mais de um milhão de toneladas de águas residuais radioativas tratadas, remete-nos para uma análise aprofundada das consequências do desastre ocorrido em 2011.

Oceanus Moratorium

19.07.2022

Não consigo sequer imaginar que um governo consciente autorize o emprego de meios destrutivos do fundo submarino para exploração do mar profundo nos dias de hoje.

Uma onda de realismo no Oceano Global

21.06.2022

Esta conferência, que terá lugar em Lisboa e que conta com Portugal e com o Quénia como países anfitriões, representa um importante marco no processo evolutivo do atual regime dos oceanos e para o futuro do nosso Oceano Global.

A estratégia da China para o Ártico

24.05.2022

Num futuro que não se antecipa tão longínquo, a supressão de pontos de passagem restritos com acesso à rota marítima transpolar permitirá o estabelecimento da desejada rota da seda polar, elevando a China a um patamar económico ainda mais destacado.

A geopolítica do Ártico – The winter is coming

09.05.2022

O Ártico já não é o denominado ICY SEA securitário de Mackinder de há um século. A segurança no Ártico é, contudo, de enorme importância para a Rússia, tal como demonstrado pela criação do Comando Estratégico Conjunto da Frota do Norte, em 2014, e a sua promoção a distrito militar em 2021.

Um tiro no “porta-aviões” …

25.04.2022

Tendo como palco o mar da China Oriental, a Rússia envia dois sinais inequívocos para os países da região. O primeiro, para a China, num sinal claro de demonstração da sua capacidade de assegurar, em condições de segurança, o transporte de petróleo para este seu parceiro comercial. O segundo, para o Japão, na tentativa de demonstrar um suficiente poder militar naval.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio