Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O plástico e o desejo de voltar ao passado

07.02.2023

“Desplastificar” a economia é obviamente uma responsabilidade de todos nós, não só dos que produzem, dos que distribuem, mas também dos que consomem. Voltar ao passado até parece ser a solução…

Quão nosso é o fundo marinho desconhecido?

24.01.2023

Um Estado costeiro tem soberania plena sobre os recursos após o reconhecimento internacional dos seus limites exteriores, quando estes estão para além das 200 milhas. Mas a questão é se esse direito exclusivo lhe dá a titularidade ilimitada sobre o fundo marinho.

O “ponto azul-claro”

10.01.2023

Somos, de facto, apenas poeira planetária, mas que, na nossa escala espaciotemporal, nos faz sentir a necessidade de sobreviver. É neste planeta, representado por um único píxel azul-claro, que temos de alicerçar, por ora, todas as condições para a nossa sobrevivência.

Entre o verde e o azul das conferências globais

26.12.2022

Estou convencido de que à medida que o tempo passa, e a folga inercial dada pela natureza diminui, as medidas corretivas serão muito mais duras de executar e com maiores limitações para as populações. Certamente, nessa altura iremos questionar-nos porque é que, sabendo que estas alterações ambientais iriam acontecer, não fizemos nada em tempo para as evitar… apesar das muitas conferências realizadas.

A escala temporal do Oceano Global

29.11.2022

A atual tendência em promover uma moratória para a mineração marinha poderá dar o tempo suficiente à ciência para que essa atividade seja feita com base no conhecimento e na proteção ambiental, sob pena de entrarmos numa espiral destrutiva do suporte de vida do planeta.

Entre o sonho de Sines e a jangada de Saramago

18.10.2022

O facto de [Sines] se encontrar localizado no ponto mais próximo dos Estados Unidos poderá constituir uma porta de entrada alternativa às fontes energéticas, nomeadamente gás liquefeito, para suprir as necessidades europeias.

As lições do ataque ao Nord Stream

04.10.2022

Portugal, país fronteiro do eixo atlântico, poderá assumir um papel relevante na coordenação e monitorização da enorme quantidade de cabos de comunicações submarinos que passam ao largo do nosso triângulo estratégico atlântico (continente – Açores – Madeira).

As cicatrizes do Mediterrâneo Oriental

20.09.2022

Os ventos que sopram do Leste europeu não têm sido dos melhores. O atual conflito na Ucrânia tem modificado a ordem internacional vigente para um formato ainda em evolução. Os atores regionais vão ajustando as suas estratégias por forma a minimizar danos económicos e consequências políticas. Um ator que tem ganho uma relevância incontestável neste conflito é a Turquia.

A segurança global depois de Fukushima

16.08.2022

O recente anúncio por parte da Autoridade Reguladora de Energia Atómica do Japão, em autorizar o despejo no mar de mais de um milhão de toneladas de águas residuais radioativas tratadas, remete-nos para uma análise aprofundada das consequências do desastre ocorrido em 2011.

Oceanus Moratorium

19.07.2022

Não consigo sequer imaginar que um governo consciente autorize o emprego de meios destrutivos do fundo submarino para exploração do mar profundo nos dias de hoje.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio