Plataforma para apoios já está disponível. Valores começam a chegar segunda-feira

Pedidos de apoio serão todos feitos pela internet mas haverá suporte no terreno para quem tenha dificuldades, nomeadamente com 12 carrinhas móveis, anunciou o primeiro-ministro.
Luís Montenegro falou após o Conselho de Ministros extraordinário em Viseu
DR
Filomena Lança 19:43

A plataforma informática a partir da qual as famílias afetadas pelo impacto da tempestade Kristin poderão solicitar os apoios disponibilizados pelo Governo já se encontra disponível e a ajuda financeira às familias, que poderá atingir "até 12.900 euros", chegará "o mais tardar na próxima segunda-feira", anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro. Para o efeito, foi criado um site próprio em apoioscalamidade.gov.pt, indicou Luís Montenegro. 

Para quem não tenha acesso à internet ou tenha dificuldades em usar a plataforma, haverá 275 espaços do cidadão e "12 carrinhas móveis estarão nos concelhos afetados para ajudar e para que todos possam, de forma rápida e expedita, aceder à plataforma". 

PUB

Quanto às linhas de crédito para empresas,  "estão operacionais desde ontem", e já foram registadas  as candidaturas de "825 empresas" para apoios de mais de "204 milhões de euros",  continuou. Os apoios aos agricultores estão igualmente "acessíveis" e estão já contabilizados cerca de "1.100 candidatos" para ajudas de mais de 84 milhões.

Alertando para as próximas horas de “extrema dificuldade” que se antecipam, o primeiro-ministro anunciou ainda que o Governo vai prolongar o estado de calamidade até 15 de fevereiro. 

(notícia atualizada com mais informação)

PUB

Pub
Pub
Pub