Portugal contesta perda de sete mil milhões em fundos europeus

Está inscrito na proposta de orçamento comunitário que Portugal receberá, a preços correntes, 33,5 mil milhões de euros. O primeiro-ministro diz que se trata de uma perda significativa e que os próximos meses serão de negociações "intensas".
Ursula von der Leyen deu um corte de 17% nos fundos entregues a Portugal.
Jessica Lee / Lusa-EPA
Negócios 25 de Julho de 2025 às 09:45

A proposta de orçamento da Comissão Europeia para entre 2028 e 2034 significa um corte de 18% nos fundos comunitários que se destinam a Portugal, significando uma redução de sete mil milhões de euros. De acordo com o , o primeiro-ministro prometeu "melhorar" a proposta de Bruxelas para Portugal, mas há o risco dos cortes serem superiores ao estimado. 

No orçamento de dois biliões de euros, a equipa de Ursula von der Leyen entrega . Os países vão debater esta proposta e são estimados fortes embates, com Luís Montenegro a estimar "que se aproximem meses intensos de negociação".

PUB

Contudo, há a possibilidade de um reajustamento do orçamento para baixo, uma vez que Estados-membros como a Alemanha ou Áustria consideram que a proposta é um exagero e estão a pressionar para uma redução. Embora a tendência seja para encolher na fase de negociações, há a hipótese de não existir acordo sem unanimidade, o que significa que o processo se arraste. 


Pub
Pub
Pub