Portugueses estão a poupar menos
Os portugueses estão a poupar menos. Esta é a conclusão da Marktest, que divulgou o estudo Basef Banca. Do total de inquiridos, 38,6% das pessoas dizem que não destinam qualquer montante para poupança. Dos que dizem que poupam, mais de metade revela que os valores que se destinam a este fim diminuíram este ano.
“A maior parte dos possuidores de conta bancária diz não destinar nenhuma percentagem do seu rendimento à poupança e os que o fazem dizem que poupam menos que antes”, revela a Marktest.
PUB
Do total dos inquiridos, 38,6% diz que não destina qualquer montante para poupanças, contra 29,1% que diz poupar um valor inferior ao verificado em 2006 altura em que a percentagem dos inquiridos que dizem poupar se situou nos 33,2%.
Além de haver menos pessoas a guardarem parte dos seus rendimentos, a maioria diz que os montantes canalizados para poupança diminuíram. “Numa análise mais detalhada com base nos indivíduos que dizem reservar algum montante dos seus rendimentos à poupança, vemos que a maioria, 62,5%, diz também que, na evolução da sua poupança, tem poupado menos do que anteriormente”, revela a mesma fonte.
Os homens são os que mais poupam (35,8%) e é entre os 25 e os 34 anos onde se verifica uma maior incidência nas poupanças (45,5%).
PUB
Por regiões, os inquiridos no Grande Porto foram os que revelaram uma maior tendência para pouparem (34,6%) e é na classe alta e média alta onde se regista a maior percentagem de pessoas a poupar (45,4%).
Mais lidas
O Negócios recomenda