Prazo limite para as nomeações para o Banco Mundial termina hoje
Três países africanos aprovaram a candidatura do Ministro das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, de acordo com a “BBC News”.
Os Estados Unidos ainda vão nomear o seu candidato, e o antigo assessor da Casa Branca, Larry Summers, foi mencionado.
PUB
Os Estados Unidos têm dominado a posição de presidente do Banco Mundial desde a sua fundação, em 1944, porém a pressão para que o próximo líder seja de um país em desenvolvimento tem vindo a intensificar-se.
O prazo limite para as nomeações para substituir Robert Zoellick (na foto) é até às 18h de hoje em Washington, de acordo com o “BBC News”.
O economista do desenvolvimento Jeffrey Sachs, norte-americano, foi nomeado por alguns países em desenvolvimento para o cargo, tais como o Butão, Timor-Leste, Haiti, Quénia, Guatemala e Chile, porém o economista reconhece que lhe falta o apoio de Obama.
PUB
Sachs declara ainda que o Banco Mundial deverá ser liderada por um especialista em desenvolvimento, segundo a “BBC News”.
O antigo Ministro das Finanças da Colômbia, José António Ocampo, já não deverá ser nomeado, depois do actual Ministro das Finanças do seu país, Juan Carlos Echeverry, ter dito ontem que o país estava a ponderar propô-lo para a presidência da Organização Internacional do Trabalho.
Ocampo concordou e tem o apoio do Brasil, porém necessita ainda do apoio da Colômbia, de acordo com a “BBC News”.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Mundial nomeações candidatos presidente países em desenvolvimento Brasil Colômbia Chile Haiti Butão EUA Estados UnidosMais lidas
O Negócios recomenda
 
                             
                            