Garcia Garcia constrói em Felgueiras fábrica nórdica de 110 milhões para 800 trabalhadores
A Coloplast, multinacional dinamarquesa especializada em dispositivos médicos, escolheu a construtora tirsense para a construção da sua maior fábrica e que corporiza um dos maiores investimentos diretos estrangeiros em Portugal dos últimos anos.
- 1
- ...
Com fábricas na Hungria, China e Costa Rica, assim como pontos de produção especializada nos Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia e Islândia, e um centro de inovação na Dinamarca, a Coloplast escolheu Felgueiras para construir a sua maior unidade produtiva.
Com conclusão da construção prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, a multinacional dinamarquesa escolheu a Garcia Garcia, empresa de Santo Tirso especializada na conceção e construção de edifícios industriais e logísticos, para o desenvolvimento e execução da sua nova unidade.
“Este é um dos maiores investimentos diretos estrangeiros em Portugal dos últimos anos, um marco para a economia, que poderá originar a criação de 800 novos postos de trabalho, cujo processo de recrutamento já está em curso”, realça a Garcia Garcia, em comunicado.
Em construção na Área de Acolhimento Empresarial de Alto das Barrancas, em Revinhade, Felgueiras, a nova unidade de produção da Coloplast, que está orçada em 110 milhões de euros, será dedicada à fabricação de cateteres intermitentes, utilizados por pessoas com retenção urinária, como indivíduos com lesões na medula espinhal ou espinha bífida.
“Este investimento visa responder à crescente procura global por dispositivos médicos, especialmente na Europa, reforçando a sua capacidade produtiva”, explica a Garcia Garcia.
Para a escolha de Portugal como local de instalação da nova fábrica da Coloplast, elenca a construtora, “contribuíram fatores como mão de obra qualificada, uma vez que o nosso país oferece profissionais altamente treinados; a localização estratégica, o que permite atender eficientemente ao mercado europeu; e ainda a sustentabilidade, com Portugal a possuir uma oferta significativa de eletricidade renovável e uma meta de neutralidade carbónica até 2050, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da empresa”.
Com uma área de implantação de 37 mil metros quadrados, a nova unidade da Coloplast contará com uma área total de construção de 56 mil metros quadrados, distribuídos por três edifícios principais: um com 38.600 dedicado à produção, um edifício logístico com 5.300 e, ainda, um bloco administrativo com 6.300 metros quadrados.
O edifício de produção contará no início com 11.350 metros quadrados de salas limpas, “assegurando os mais altos padrões de esterilização, qualidade e segurança na produção de dispositivos médicos”.
A Coloplast é especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços para cuidados de saúde íntima, cuidados de ostomia, cuidados de continência, urologia de intervenção, tratamento avançado de feridas e cuidados de voz e respiratórios.
A multinacional dinamarquesa emprega cerca de 16,5 mil pessoas e fechou o último exercício com uma faturação de 27,9 mil milhões de coroas (3,7 mil milhões de euros).
Mais lidas