Taxa de poupança das famílias aumenta para 15,4% na Zona Euro
A taxa de poupança das famílias na Zona Euro, grupo de 20 países que partilham a moeda única, foi de 15,4% no segundo trimestre de 2025, o que representa um aumento de 0,2 pontos percentuais face ao valor registado nos primeiros três meses do ano.
O aumento na taxa de poupança justifica-se pelo aumento mais forte (1,0%) do rendimento bruto disponível do que o avanço registado no consumo (0,7%). Os dados foram revelados nesta terça-feira pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), naquela que é a primeira divulgação das contas setoriais relativas ao segundo trimestre.
PUB
Já a taxa de investimento das famílias da Zona Euro manteve-se estável nos 9,0% entre abril e junho, um valor que se mantém desde o terceiro trimestre de 2024.
No que à percentagem de lucros das empresas diz respeito, deu-se um ligeiro recuo, de 39,3% no primeiro trimestre para 39,1% no segundo trimestre nas empresas da área não financeira da Zona Euro. Uma alteração que segundo o Eurostat justifica-se pelos menores apoios à produção, assim como pelo aumento dos salários brutos dos trabalhadores.
PUB
De sublinhar que a taxa de lucro das empresas na Zona Euro tem estado em queda constante desde o primeiro trimestre de 2023, momento no qual este indicador situava-se nos 42%.
Mais lidas
O Negócios recomenda