Von der Leyen pede aprovação rápida na UE a plano português para defesa após luz verde de Bruxelas
A presidente da Comissão Europeia pediu esta quinta-feira a rápida aprovação pelo Conselho da União Europeia (UE) do plano português para empréstimos de 5,8 mil milhões de euros na defesa, após o aval de Bruxelas.
"Os planos de oito Estados-membros [o de Portugal e mais sete] foram ontem [quarta-feira] aprovados na reunião do colégio de comissários e agora é urgente que o Conselho aprove esses planos para permitir a alocação de verbas", afirmou Ursula von der Leyen, em conferência de imprensa na cidade cipriota de Limassol, no âmbito da viagem do colégio de comissários a Chipre, que assume este semestre a presidência do Conselho da União Europeia.
PUB
A Comissão Europeia aprovou, na quarta-feira, o plano para Portugal aceder a 5,8 mil milhões de euros em empréstimos a condições favoráveis para investir em capacidades de defesa, sendo este um dos oito países com aval preliminar (bem como Roménia, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha e Croácia) no âmbito do Instrumento de Ação para a Segurança da Europa (SAFE).
"No ano passado, ao nível europeu, fizemos mais investimento em defesa do que nas décadas anteriores [...] e isso inclui os 150 mil milhões de euros do programa SAFE", adiantou Ursula von der Leyen.
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões União Europeia Bruxelas Comissão Europeia Conselho da União Europeia Chipre Portugal Ursula von der LeyenMais lidas
O Negócios recomenda