Governo disponibiliza 1,6 milhões para reparar estragos das cheias de 2016
As cheias de Janeiro e Fevereiro de 2016 afectaram 76 municípios e, um ano e meio depois, o Governo desbloqueou um apoio financeiro de 1,6 milhões de euros para ajudar a reparar as estradas municipais que ficaram danificadas nessa ocasião. Os 76 contratos de auxílio financeiro foram assinados a 17 de Julho (à excepção do de Penela, assinado a 14 de Agosto) e publicados hoje em Diário da República.
PUB
Este apoio representa uma comparticipação de 8,5% dos estragos reportados pelos municípios, que ascenderam a 20,7 milhões de euros.
PUB
O Executivo mobilizou um total de 1,6 milhões de euros, canalizados através do Fundo de Emergência Municipal, para a "reparação de infraestruturas rodoviárias municipais danificadas pelos eventos climatéricos verificados em Janeiro e Fevereiro de 2016". Todos estes municípios estão situados nas regiões Norte e Centro. Os estragos foram registados entre "4 e 5, e 10 a 12 de Janeiro e entre 11 e 13 de Fevereiro de 2016".
PUB
Os valores entregues a cada município são muito díspares, presumindo-se que reflictam os diferentes níveis de estragos provocados pelo temporal que se verificou um pouco por todo o país no início de 2016. Recorde-se que o Convento de Santa Clara, em Coimbra, ficou inundado por causa do mau tempo, a Linha do Norte esteve com a circulação interrompida devido à inundação dos carris e várias populações ficaram isoladas. Aveiro, Porto e Coimbra foram os distritos mais afectados.
PUB
Só no referido período de Fevereiro, a Protecção Civil registou 2.617 ocorrências em todo o Continente.
PUB
O município de Lousada, onde houve necessidade de realojar famílias devido aos estragos provocados pela intempérie, é o que recebe o maior apoio financeiro, no valor de 131 mil euros (tendo reportado estragos de 1,6 milhões). Segue-se o Porto, que vai encaixar 94 mil euros (com prejuízos de 1,15 milhões) e Lamego, que recebe 83 mil euros e comunicou prejuízos de um milhão.
PUB
O Fundo de Emergência municipal tem este ano uma dotação de dois milhões de euros.
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda