Impostos não devem pagar descentralização
"Não existem indícios para podermos dizer que existe uma ligação entre a grande eficácia da descentralização e a detenção de poder completo sobre poderes tributários", afirmou António Lobo Xavier esta terça-feira, dia 12, durante o fórum sobre políticas públicas, na Assembleia da República.
PUB
O antigo dirigente do CDS e responsável pela reforma do IRC considera que os atuais impostos que servem as autarquias como o IMI ou o IMT são suficientes. E considera que o IUC deveria ser eliminado.
PUB
O financiamento da descentralização deve ser realizado "à custa da transferência de receitas do Estado central e não através da criação de novas figuras tributárias", acrescenta o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e professor da Universidade Católica, Sérgio Vasques. "O IMT e o IUC deveriam mesmo ser eliminados", acrescenta.
PUB
Já a economista Susana Peralta considera que é "por via do reforço do IMI que os municípios poderão obter mais recursos financeiros, de forma mais justa e transparente para a população". A professora da Universidade Nova de Lisboa diz, no entanto, que "para isso seria necessário obter dados mais concretos das Finanças de forma a não penalizar as famílias com menos rendimentos". "Mas esses dados não são conhecidos nem esse estudo está realizado pelo Governo", sublinha.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais IUC Assembleia da República António Lobo Xavier CDS IMT IRC IMI secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Sérgio Vasques Susana Peralta políticaO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda